Prefeito nos bairros

No Bairro Novo, Greca anuncia R$ 7,4 milhões contra enchentes

07/04/2017 16:51:00

Em visita à Regional Bairro Novo, nesta sexta-feira (07/04), o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, anunciaram investimentos de R$ 7,4 milhões para a prevenção de enchentes na Bacia do Ribeirão dos Padilhas. Os recursos são da Caixa Econômica Federal para projetos já aprovados pelo Ministério das Cidades. "São obras importantes para atender a regiões do Bairro Novo, Sítio Cercado, Xaxim e da Vila São Pedro", afirmou Greca.

As obras de perfilamento do Ribeirão dos Padilhas naquela região da cidade incluem as bacias de contenção do Parque do Semeador e do Arroio Boa Vista e intervenções contra cheias na Praça Cícero Portes e no Jardim Esmeralda.

A Regional Bairro Novo é a oitava visitada pelo prefeito neste ano. Até o fim deste mês, passando pelas Regionais Matriz e Pinheirinho, ele cumprirá o roteiro de visitas técnicas a cada uma das dez regionais da cidade. “Estamos recuperando a nossa cidade, bairro a bairro, regional por regional. Curitiba é mais forte que as dificuldades”, disse o prefeito em reunião com os servidores na Rua da Cidadania do Bairro Novo.

No encontro, que contou com a presença dos vereadores Mauro Bobato, Marcos Vieira e Kátia Dittrich, Greca fez um balanço dos cem primeiros dias de gestão. O administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim, ressaltou que o prefeito é atuante e presente em todas as regiões da cidade. “Temos um prefeito que se importa com os moradores.”

O vice-prefeito Eduardo Pimentel disse que a presença nas regionais é o cumprimento de uma promessa de campanha que se traduz em ações para o benefício da população. “Tenho aprendido muito com a liderança de Rafael Greca e com o amor que ele tem pela cidade. Com o prefeito, me coloco à disposição para fazer com que Curitiba seja sempre melhor”, afirmou Pimentel.
Ao avaliar os cem dias de gestão, que serão completados na oróxima segunda-feira (10/04), Greca destacou o esforço pela recuperação da cidade num quadro adverso deixado pela gestão anterior. “A situação encontrada em Curitiba foi um dos cenários mais graves de crise financeira que uma cidade já viu.”

O prefeito explicou que o déficit orçamentário de Curitiba chega a R$ 2,1 bilhões. “São R$ 1,2 bilhão de dívida, sendo R$ 800 milhões com fornecedores, e R$ 2,1 bilhões de déficit. Isso equivale a quatro anos de IPTU.” Dentro da herança deixada pela administração que o antecedeu, a despesa com pessoal subiu 70%, a arrecadação caiu para 28% e o investimento para 52%.
“Temos que ser mais fortes que as dificuldades, estar no meio do povo e fazer com que  Curitiba por si mesma se recupere. Nós temos que provocar a nossa recuperação”, disse Greca aos servidores que trabalham no Bairro Novo.

Roteiro

Da Rua da Cidadania, o prefeito foi ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Novo, onde conheceu o trabalho de artesanato feito por senhoras com motivos de Páscoa.

Na Escola Municipal Dona Lulu, ao lado do Farol do Saber Cecília Meireles, o prefeito visitou salas de aula e conversou com as crianças. À turma do 3º ano ele falou da Araucária, símbolo do Paraná, e do pinhão, símbolo de Curitiba.

Nas instalações do Clube da Gente Curitibana Bairro Novo o prefeito encontrou-se com o secretário de Esporte Lazer e Juventude, Marcello Richa. Eles acompanharam uma aula de hidroginástica e se encontraram com grafiteiros que participam do 6º Street Of Styles, encontro internacional de grafite, que reúne na cidade artistas de 14 países e 16 estados brasileiros.
“Gosto do grafite como arte urbana. Ano que vem quero que este evento seja realizado no Centro da cidade e seja montado um grande painel, talvez na Travessa da Lapa, como uma rua que passe pelo Brasil inteiro e por vários países”.

A ideia do prefeito é que os painéis sejam avaliados pela população e o mais votado seja replicado em azulejo. Para o organizador do evento, Michael Devis, a proposta do prefeito é um novo desafio. “É uma determinação que vamos cumprir no ano que vem de transformar a pintura em azulejo. Vai ser muito gratificante.”

O roteiro de visitas foi encerrado no Parque Lago Azul, no Umbará. O presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert, acompanhou a visita.