Santa Felicidade

Natal do Ônibus da Cultura emociona 100 alunos de escola municipal

06/12/2018 16:53:00

Alunos da Escola Municipal Vinhedos, de Santa Felicidade, tiveram, na tarde desta quinta-feira (6/12), um programa cultural muito especial e lúdico.  As cerca de 100 crianças, entre 5 e 9 anos, se encantaram com a apresentação do teatro de sombras do Ônibus da Cultura. Com paradas em diferentes bairros da capital, durante a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, o projeto cultural itinerante do Solar do Rosário apresentou a peça infantil “Natal: Sonho de Luz”, da Cia Karagoz.

O espetáculo no ônibus palco, acompanhado atentamente pelos estudantes, conta a história de um menino simples, que sonha em ganhar um presente de Natal, e seu encontro com um grupo circense. Criando paralelos com o nascimento de Jesus, a peça alia teatro de bonecos com atores e jogo de luz e sombra, usando músicas originais e clássicos natalinos.

“Além de buscarmos reforçar os ensinamentos de Jesus Cristo, em especial a prática do bem, também buscamos resgatar as antigas canções de Natal”, explicou Marcello Karagozwk, diretor do grupo de teatro e um dos integrantes do elenco.

Foi a primeira vez que a estudante Bruna Vaniele Lemos, 9 anos, assistiu a uma peça de teatro itinerante e ficou encantada. “As músicas são muito bonitas e a gente aprende muito sobre amor e ser bom”, afirmou a menina.

O colega de escola Davi Brasil Pereira, 9 anos, era um dos mais entusiasmados com a apresentação e não parou de dividir com os amigos suas impressões sobre o espetáculo. “Tem música e a gente se diverte bastante”, salientou o menino.

Projeto

O Ônibus Palco faz parte do projeto do espaço cultural Solar do Rosário denominado Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, que busca levar arte, cultura e história para os bairros curitibanos. Foram projetados dois veículos adaptados: o Ônibus Palco, voltado a apresentações folclóricas, dança e teatro, entre outros, e o Ônibus Museu, que apresenta conteúdo de museus de Curitiba e do mundo de maneira interativa. Este segundo veículo passa pela fase final de montagem.

Lançado em junho deste ano, o projeto prevê dois anos de duração e conta com apoio da Prefeitura de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba. “São seis meses de atividades ininterruptas levando cultura, alegria e diversão para todos os lugares da cidade”, explicou Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário e coordenadora do projeto.

O Ônibus da Cultura fará outras apresentações dentro da agenda de Natal da capital até 14 de dezembro.

Toda a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais pode ser vista no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/