Zeladoria urbana

Mutirão deixa a Vila Torres mais limpa e organizada para o Natal

14/12/2017 09:57:00

A Prefeitura está promovendo nesta semana um mutirão de limpeza e de manutenção na Vila Torres. A ação é conjunta e envolve quatro secretarias da administração municipal. Os trabalhos iniciaram na terça-feira (12/12) com limpeza, drenagem e desassoreamento do Rio Belém, no trecho entre a Rua Brasílio Itiberê e a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também foram feitas roçadas, aplicação de tapa-buraco e retirada de caliças e entulho de toda a Vila, com auxílio de uma retroescavadeira.

“Há muito tempo não se faz um trabalho completo de limpeza nesta região, com roçada, coleta de caliça e limpeza do rio, por exemplo. Queremos deixar tudo limpo e organizado quando fomos embora de lá”, afirma o administrador regional da Matriz, José Dirceu de Matos. Também participam do mutirão as secretarias municipais de Obras Públicas (Smop), o Meio Ambiente e a Setran.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, estes mutirões são muito importantes para a cidade. "Este tipo de ação é fundamental para a recuperação e limpeza da cidade como um todo, um trabalho que estamos retomando desde o início do ano, conforme as diretrizes do prefeito Rafael Greca", afirmou.

A demanda pelo mutirão foi levantada em diálogo com as lideranças da Vila, como explica Valdemilson Osório de Campos, o “Tanaka”, presidente da Associação de Moradores da Vila das Torres. “A gente vem pedindo esta ação há muito tempo, porque estávamos bem abandonados, com ratos juntando na beira do rio”, explicou. “Agora a gente vai poder passar um Natal limpo e muito bonito.”

Moradores aprovam a ação

A infestação de ratos foi o que motivou o Mutirão de Limpeza, como testemunha a vendedora Alessandra de Souza Coutinho, 35 anos, que mora às margens do Rio Belém. “Está sendo muito bom, porque tem muitos ratos no rio, que sobem para as casas”, contou.

Quanto ao entulho e caliça, os moradores foram instruídos a colocar o que tinham em suas casas na calçada para facilitar o trabalho de coleta. Grande parte das pessoas que fazem parte da comunidade são catadores de material reciclável.

“Se todo mundo fizesse um pouquinho, limpasse a frente da sua casa, a Vila ficaria bem melhor”, defende o motorista Valdir Alves Moreira, 45 anos, morador da Vila há 32 anos, que fez questão de auxiliar a coleta de caliças e entulhos na rua de sua casa. “Tinha muita sujeira na Vila e agora ela vai ficar mais bonita, mais limpa. É um bom projeto da Prefeitura”, disse.

Tanaka garante que está sendo feito um trabalho de conscientização dos moradores da Vila para que entulho e lixo não sejam mais descartados em lugares impróprios. “Basta nos comunicar que a gente entra em contato com a Regional e pede para o caminhão vir retirar”, assegurou.

Mutirões de limpeza

Recentemente, o mesmo tipo de ação foi feito em outras regiões da cidade. No dia 1° de dezembro, a Rua Guilherme Butler, no Barreirinha, bairro da Regional Boa Vista, passou por um mutirão de limpeza. Foram retirados lixo, entulhos, além de execução de limpeza das caixas de captação. Também foram plantadas flores e árvores, nos locais definidos pela própria população.

Na Regional Boqueirão, no dia 8 de dezembro, também foi executada uma ação conjunta de combate à dengue. Foram retiradas 20 toneladas de lixo durante a ação integrada.