Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Prevenção

Mutirão contra o diabetes começa pelo Tatuquara. Quarta é a vez da CIC

06/11/2018 17:13:00

Nesta terça-feira (6/11), o distrito sanitário do Tatuquara recebeu o primeiro dia do Retina do Bem 2018 e do 6º Mutirão do Diabetes, na Rua da Cidadania.

O objetivo dos eventos conjuntos, criados para marcar o Dia Mundial da Diabetes (14/11), é prevenir a retinopatia diabética, mais conhecida como “cegueira do diabetes”, e oferecer orientações sobre doenças cardiovasculares, nutrição, atividade física, prevenção da obesidade e saúde bucal.

Nesta quarta-feira (7/1), a ação acontecerá na Rua da Cidadania do CIC, das 9h às 15h; na sexta (9/11), na Unidade de Saúde Bairro Novo, das 9h às 15h; e no sábado (10/11), o encerramento será na Praça Ouvidor Pardinho, das 8h às 17h.

Tatuquara

Nesta terça-feira, 175 pessoas receberam orientações e realizaram exame oftalmológico no Tatuquara. Foi constatada a retinopatia diabética em 32 pacientes, que já foram encaminhados para tratamento (laser ou cirúrgico, dependendo do caso). Além disso, 52 pacientes passaram por avaliação odontológica.

A dona de casa Rosângela Ribeiro dos Santos, 49 anos, tem diabetes há 25 anos e é uma das beneficiadas pela ação no Tatuquara. Ela toma insulina diariamente e costuma ir à unidade de saúde a cada 15 dias, para acompanhamento de saúde e controle da doença.

Ela já fez tratamento com laser há três anos, pelo SUS. Mas no exame do Tatuquara ficou constatada a necessidade de passar pelo procedimento novamente. “Eu estou saindo daqui com tudo marcado”, contou, animada.  

A aposentada Ilza Santiago dos Santos, 63 anos, tem diabetes desde os 45 anos. “Sinto que estou com algum problema no olho. Mas eu sei que hoje vou conseguir resolver aqui e isso é muito bom”, disse.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, pacientes com diabetes precisam fazer exames oftalmológicos uma vez por ano. Elas afirma que essas ações são importantes para que não se criem filas de espera e haja a detecção precoce da retinopatia diabética. O diabetes tem rápida evolução e pode cegar. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais.  

“Em um esforço concentrado, será possível atender todos os pacientes com diabetes que ainda não realizaram exames oftalmológicos neste ano. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, explicou.

O Retina do Bem prevê exame de Fundo de Olho e, quando indicado, exames complementares e procedimento da Fotocoagulação a Laser. Casos mais graves são encaminhados para cirurgia, após as medidas iniciais. Quem precisa de acompanhamento ou de manutenção do tratamento sai da ação com a data da consulta agendada.

 

LEIA MAIS:

 

Ação concentrada

Em quatro dias de ação, o Retina do Bem e o 6º Mutirão do Diabetes deverão receber 3,6 mil pacientes que fazem controle de diabetes nas unidades de saúde de Curitiba.

Para participar do Retina do Bem e realizar os exames oftalmológicos, os pacientes precisam estar previamente cadastrados nas unidades de saúde, uma vez que o encaminhamento é feito pelos postos. Já o Mutirão do Diabetes é aberto a toda a população e não é necessário encaminhamento prévio da unidade de saúde. O trabalho, considerando os dois eventos, vai mobilizar 400 voluntários, dentre eles 80 médicos.

A realização do Retina do Bem e do Mutirão do Diabetes é uma parceria da Prefeitura com a Oftalmo Curitiba e o Centro Paranaense de Oftalmologia, com apoio da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, da Associação Paranaense de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

A ação é também parte da estratégia Saúde Já da Prefeitura para equalizar as filas de especialidades médicas e do programa Escute o Seu Coração, que reúne ações para estimular os curitibanos a adotarem hábitos saudáveis, que ajudam a prevenir doenças do sistema cardiocirculatório, como os infartos e os acidentes cerebrais vasculares (AVCs).

Hipertensão e diabetes estão entre os fatores que causam essas doenças. A Prefeitura de Curitiba atende hoje 47 mil pessoas nos grupos de controle de diabetes das unidades de saúde.


Serviço: Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão do Diabetes

CIC

Data: quarta-feira (7/11)

Horário: das 9h às 15h

Local: Rua da Cidadania do CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 - CIC)

 

Bairro Novo

Data: sexta-feira (9/11)

Horário: das 9h às 15h

Local: Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado)

 

Encerramento

Data: sábado (10/11)

Horário: das 8h às 17h

Local: Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de maio, s/n - Rebouças)

 

Outras informações nos sites www.retinadobem.com.br e www.campanhadiabetescuritiba.com.br.


 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484