Engenho da Inovação

Mutirão apresenta oportunidades a refugiados em Curitiba

05/12/2017 12:34:00

Dezenas de refugiados e imigrantes foram atendidos, capacitados e encaminhados para oportunidades de trabalho no evento realizado no Engenho da Inovação no último sábado (2/12).  O Curitiba Integra teve a participação de sírios, haitianos, africanos e venezuelanos que por motivos diversos deixaram seus países de origem em busca de melhores oportunidades no Brasil.

"Uma das principais barreiras enfrentadas pelos imigrantes e refugiados é o idioma e também o preconceito, que ainda há, com a mão de obra de fora", ressalta a coordenadora do evento Marcela Milano.

Outra barreira encontrada também é com a validação dos títulos estrangeiros aqui, o que dificulta as contratações para empregos. Durante o evento, as oficinas e palestras sobre empreendedorismo e inovação foram bem concorridas, motivando-os a criarem seus próprios empregos e identificarem oportunidades.

Há mais de 5 anos no Brasil, mas sem estabilidade formal nos empregos, o venezuelano Oscar Mistage foi ao mutirão se cadastrar em busca de uma vaga estável de emprego e de orientações e dicas de como empreender. Oscar é engenheiro de produção e vê aqui um local próspero para a área dele e outras oportunidades. “O Brasil tem mais espaço para se desenvolver e os profissionais de fora têm visto isso”, comenta.

Além do evento realizado com foco nos imigrantes e refugiados, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação desenvolve diversos projetos próprios e em parceria com instituições para o fomento do empreendedorismo e a inovação na cidade.

“O papel da Agência Curitiba é justamente esse, então nada mais natural que a gente incentive essas ações que promovam o desenvolvimento econômico e social, fazendo a reinserção das pessoas no mercado de trabalho e na economia”, comenta Frederico Munhoz da Rocha Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Parceria

A iniciativa foi uma parceria entre o Linyon Global Workers, que trabalha com a inserção de refugiados no mercado de trabalho; CORSH, empresa de recrutamento; Aliança Empreendedora, instituição que incentiva os microempreendedores de baixa renda, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a Prefeitura Municipal de Curitiba.

Acompanhe a agenda de eventos do Vale do Pinhão no site: www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br/eventos