Vale do Pinhão

Movimenta Curitiba empolga e atrai três mil visitantes no fim de semana

05/03/2018 12:43:00

O Movimenta Curitiba, primeiro evento promovido pelo ecossistema de inovação de Curitiba, recebeu três mil visitantes no Vale do Pinhão no sábado (3/3) e no domingo (4/3). O evento gratuito, que teve apoio da Prefeitura, ofereceu oportunidades de negócios na área de inovação, além de uma programação para toda a família.

“O Movimenta Curitiba superou nossas expectativas, pois mostrou que todo o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão está empenhado em atuar em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital”, comemorou Tiago Francisco da Silva, diretor Técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Ele lembra que a rede, idealizada pelo prefeito Rafael Greca e fomentada pela Prefeitura, é formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor.

Durante dois dias do festival, aproximadamente 55 startups apresentaram ideias e 92 palestras e paineis foram promovidos em diferentes barracões do Usina 5, no Prado Velho. Também foi realizada uma rodada de negócios. Além disso, o Movimenta Curitiba teve música, food trucks, atividades culturais (com a participação da Fundação Cultural), competição de Harley-Davidson e até corridas de drones.

Programas da Prefeitura voltados à inovação foram mostrados no Movimenta Curitiba. No espaço Worktiba Imap, foram realizados workshops e coworkers do Worktiba Barigui apresentaram projetos. Já a Fundação de Ação Social (FAS) divulgou seus programas de capacitação e empreendedorismo.

Vitrine

Para a estudante de Relações Internacionais Andessa Streit, 22 anos, o Movimenta Curitiba foi uma grande vitrine para o ecossistema de inovação da capital. “O Movimenta teve palestras sobre empreendedorismo e sustentabilidade feitas por donos de startups e empresários e também muitas empresas bacanas estiveram expondo, como uma que faz carros elétricos em Pinhais e outra que monta impressoras 3D”, enumerou ela.

O engenheiro Leonardo Oyama, 33 anos, também esteve no evento no fim de semana e saiu empolgado com as inovações apresentadas. “Atuo na área de finanças e encontrei uma startup aqui que tem uma solução que preciso. Quem sabe não podemos fazer alguma parceria”, salientou ele.

Sobre o Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.

A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro do Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.