Taboão

Moradores pedem melhorias nas calçadas e mais ônibus

12/06/2018 17:35:00

O tema calçadas ganhou destaque na reunião do Fala Curitiba com os moradores do bairro Taboão na noite de segunda-feira (11/6). O Taboão está localizado na região Norte da cidade, fazendo divisa com os bairros Abranches, Pilarzinho e o município de Almirante Tamandaré, região metropolitana. Além das calçadas, o transporte coletivo também foi um dos temas mais debatidos na reunião.

O encontro com os moradores faz parte da série de reuniões do programa Fala Curitiba, que está desde março ouvindo os 75 bairros de Curitiba. O objetivo das reuniões é definir as prioridades do orçamento da região para compor a proposta de Lei Orçamentária Anual LOA. O encontro do Taboão ocorreu no Colégio Estadual Sebastião Saporski e os participantes contaram com o apoio de técnicos da Prefeitura para detalharem e priorizarem as demandas do bairro.

A reunião faz parte da terceira fase do programa. Nesta etapa são detalhadas as propostas coletivas apontadas e eleitas pela população para a região. As demandas eleitas nesta fase seguem para a análise técnica e jurídica dos órgãos da Prefeitura e do dia 30 de julho a 3 de agosto serão realizadas 10 reuniões, uma em cada regional, para a votação popular final das cinco prioridades de cada regional.

O Fala Curitiba mudou: antes eram realizadas dez consultas públicas (uma em cada regional). Atualmente, são mais de 80 reuniões englobando todos os bairros da cidade. De abril até agora, já foram feitos 70 encontros nos bairros de Curitiba, sempre no período da noite, envolvendo mais de 4 mil participantes, que apresentaram mais de 3 mil sugestões de melhorias para os bairros de Curitiba.

Participação

A administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, conduziu o encontro e ressaltou a importância da participação das pessoas nas reuniões e interação com os canais de atendimento do 156 ou com a administração regional. “É muito importante a participação popular nas reuniões do Fala Curitiba para a escolha das prioridades de cada região, demandas macro, que precisam estar no orçamento. Além disso, para as outras demandas, como a troca de uma lâmpada queimada, por exemplo, estamos sempre à disposição na Regional Boa Vista e via telefone 156”, disse.

O morador Antônio Negrelli soube da reunião do Fala Curitiba por um vizinho, que recebeu o aviso via mensagem de celular. Na escala de prioridades, Negrelli elencou como principal a demanda de melhoria do transporte coletivo. “A linha Mateus Leme chega a passar de hora em hora aqui no Taboão, precisamos de uma alternativa, de 20 em 20 minutos, ou outra conexão com o centro da cidade”, disse. Em segundo lugar, o morador elegeu a demanda das calçadas, a demanda com maior número de pessoas no encontro. “Vários trechos temos que andar na terra ou no asfalto para ir até em casa, escola ou postinho, é preciso uma solução definitiva para nossas calçadas”, comentou. O morador também aproveitou o encontro e a ficha individual para elogiar a coleta seletiva de lixo. “A limpeza pública em geral está boa, o lixo normal vem nos dias certos e o que não é lixo também”.

Agenda

As próximas reuniões do Fala Curitiba serão nesta terça-feira (12/6), com os moradores do Campina do Siqueira, Mossunguê e Campo Comprido, na Paróquia São José Trabalhador (Rua Maj. Heitor Guimarães, 1526, Campina do Siqueira) e com os moradores do Centro e São Francisco, na Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa, 101, Centro) e na quarta-feira (13/6), Cachoeira, Capela Bom Jesus (Rua David Bodziak, 872).

Para saber mais sobre o programa, calendário dos encontros e demandas eleitas para cada regional da cidade acesse o site fala.curitiba.pr.gov.br.