Consultas públicas

Moradores do Pilarzinho pedem limpeza de terrenos e ordem no trânsito

05/06/2018 13:41:00

Na noite desta segunda-feira (4/6), os moradores do bairro Pilarzinho participaram de reunião do Fala Curitiba e apontaram obras e serviços que consideram prioritários na região e que poderão compor o orçamento municipal de 2019.

Reunidos no salão paroquial da Capela da Igreja São Marcos, os participantes contaram com o apoio de técnicos da Prefeitura para detalharem e priorizarem as demandas do bairro. Os encontros do Fala Curitiba acontecem desde março em mais de 80 reuniões que englobam os 75 bairros de Curitiba.

A administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, apresentou o andamento das obras escolhidas na edição do Fala Curitiba do ano passado, com destaque para as já concluídas: a reforma completa do Parque da Vilinha e a ampliação e acessibilidade da Unidade de Saúde da Vila Leonice, duas demandas eleitas como prioritárias pela população.

Ela também ressaltou a importância da participação da população nos encontros, independente da demanda ou sugestão. “Mesmo que o pedido não entre para a Lei Orçamentária Anual, é muito importante a participação de todos nos encontros para ações mais assertivas em cada bairro da cidade. Grande parte das solicitações daremos vazão na rotina das secretarias e da regional, que está de portas abertas para a população”, comentou.

Moradora do Pilarzinho, Aline Mattes defendeu mais limpeza e fiscalização dos terrenos baldios da Rua Maria Bauer Sigmund, que termina no Parque do Pilarzinho. “Aproveitei a reunião para pedir uma solução, o mato alto e o lixo trazem ratos. Também há usuários de drogas no local, é difícil passar por ali”, disse Aline.

A demanda da moradora foi atendida nos grupos de limpeza pública e no grupo extra formado por moradores que solicitaram regularizações fundiárias.

Maurício Siqueira participou do grupo Circulação e Trânsito e do Calçadas para defender um pavimento definitivo e melhor ordenação do trânsito da Rua Dona Branca do Nascimento Miranda. A mesma rua foi tema do grupo de discussão das propostas, que destacou o aumento do tráfego de veículos na via após a criação do binário da Mateus Leme com a Nilo Peçanha.

“Nossa rua virou uma alternativa para conectar à Nilo Peçanha e agora o antipó não suporta tanto movimento.” O tema pavimentação não entra nas prioridades da Lei Orçamentária Anual, pois é tratado em um programa especial, que só neste ano vai pavimentar mais de 250 ruas na cidade. Todos os pedidos de pavimentação foram recebidos e encaminhados para análise dos órgãos responsáveis, assim como os de ordenamento de trânsito que envolvem rotatórias, lombadas e redutores de velocidade.

A reunião no Pilarzinho teve a presença da vereadora Julieta Reis.

Agenda

As próximas reuniões do Fala Curitiba serão nesta terça-feira (5/6), com os moradores do Centro Cívico e Bom Retiro, no Clube dos Subtenentes e Sargentos (Rua Comendador Fontana, 57, Centro Cívico); Xaxim, na Escola Municipal Francisco Derosso (Rua Francisco Derosso, 905); Pinheirinho, no CTG Vinte de Setembro (Linha Verde, BR-116, Rodovia 476, KM -107, 19.439).

Na quarta-feira (6/6), os encontro será com os moradores do Abranches, na Igreja Ucraniana Sagrado Coração de Jesus (Rua Carmelina Cavassin, 1231). Todos começam às 19h.

Para saber mais sobre o programa, calendário dos encontros e demandas eleitas para cada regional da cidade acesse o site fala.curitiba.pr.gov.br.