Atividades culturais

Moradores do Bairro Novo têm literatura e aulas de música nos espaços da FCC

19/05/2017 10:14:00

Violão, violino, teclado, canto coral, canto para adolescentes e uma biblioteca com autores renomados, como Nélida Piñon, Fernando Sabino, Paulo Leminski, João Ubaldo Ribeiro, Dalton Trevisan. Para o público infantojuvenil também não faltam opções: irmãos Grimm, Maurício de Souza, Jeff Kinney (Diário de um Banana), Rachel Renee Russel (Uma garota Nada Popular).

Esta variedade de arte e cultura está nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) no Núcleo Regional Bairro Novo. As aulas são no Espaço Cultural Bairro Novo, uma das casas da Vila Tecnológica, que abriga vários serviços da Prefeitura. Os livros ficam na Casa da Leitura Walmor Marcelino, uma homenagem ao escritor catarinense radicado em Curitiba, cidade onde construiu a carreira literária. A biblioteca faz parte do Programa Curitiba Lê.

O preço acessível e o violão comprado pelo pai incentivaram a estudante Pietra Paixão de Queiroz, de 14 anos, aluna do curso de violão há três anos. “Meu pai comprou um violão e nunca tocou, procurei um curso, descobri que era perto de casa e vim fazer. Poder tocar é muito legal, você relaxa, alivia o coração”, diz a estudante.

A dona de casa Bárbara Motta, de 39 anos, diz que a música é uma terapia. “Música faz tão bem que é levada aos hospitais”, ressalta ela. Foi essa a motivação que levou Bárbara para a aula de violão. “Quero visitar as pessoas, tocar e cantar para elas. A música muda tudo. Se a pessoa está nervosa, a música acalma”, garante a dona de casa.

Quem comanda essa turma é o professor Francisco Xavier de Oliveira. As aulas dele são às sextas-feiras, das 14h às 21h. Francisco tem 21 alunos. “A procura é muito boa, tem até lista de espera”, conta o professor. “Muitas famílias não têm condições e os cursos nas Regionais da Prefeitura possibilitam a entrada na linha da arte”, conta ele.

Francisco conta que aprender um instrumento, cantar ou se dedicar a outro tipo de arte faz com as pessoas saiam da ociosidade e despertem para um futuro promissor. “É importante para os alunos e muito gratificante para nós, professores.”

Com a experiência de mais de 30 anos de música, Francisco recomenda: ser músico é ser como um atleta, tem que treinar e praticar. “É um estudo diário. Não basta vir para a aula, é preciso dedicação. O aluno precisa focar e lutar para alcançar o que quer.”

Lugar para aprender e sonhar

A Casa da Leitura Walmor Marcelino tem cerca de seis mil livros, para todos os gostos, mas a proposta vai além. É um espaço cultural, onde as pessoas soltam a imaginação e a criatividade e têm material para isso, conta o analista administrativo Leandro Aristeu, um dos responsáveis pelo espaço.

Francisco da Silva, de 15 anos, gosta de desenhar. É cartunista, faz histórias em quadrinhos e fanarts (representações de personagens de desenhos, livros ou filmes). Ele já escreveu 16 quadrinhos e um livro está em andamento, Psicopatia.

O jovem escritor é frequentador assíduo da Casa Walmor Marcelino. “A maioria das vezes, desenho aqui. Além de ser um local, quieto e que traz muito paz, sempre tem alguma coisa nova para ler”.

Outra característica da Casa Walmor Marcelino é ser frequentada por famílias. “Pai, mãe, filhos, eles vêm todos juntos”, conta Leandro.

Sophia do Nascimento Lima, de 9 anos, vai sempre com a avó, Terezinha de Jesus Albergoni do Nascimento, de 62 anos. Ler faz parte da rotina da garota. “Já Li o Diário de um Banana, Uma Garota Nada Popular, Querido Diário Otário”, conta. A avó diz que os livros são escolhidos por ela e por Sophia. “Sempre que posso, leio aqui mesmo, o espaço é bonito, colorido, tem os banquinhos onde a gente pode sentar, passar a tarde, tudo bem cuidado”, diz a menina.

Para participar das atividades, é preciso procurar o núcleo da Fundação Cultural na Regional Bairro Novo e informar-se sobre o número de vagas e o valor dos cursos. Para se inscrever, o interessado deve levar documento pessoal e comprovante de endereço atualizado. Menores devem fazer a inscrição acompanhados dos pais ou do responsável.

Serviço:

Fundação Cultural de Curitiba - Núcleo Regional Bairro Novo

Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)

Espaço Cultural Bairro Novo e Casa da Leitura Walmor Marcelino

Local: Rua Lupionópolis, s/n º, Vila Tecnológica