Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Fala Curitiba

Moradores do Abranches pedem melhorias no trânsito e ônibus

07/06/2018 14:54:00

Moradores do bairro Abranches participaram de reunião do Fala Curitiba na noite desta quarta-feira (6/6), e apontaram sugestões de obras e serviços que consideram prioritários na região e que poderão compor o orçamento municipal de 2019. O Abranches é um dos 13 bairros que compõem a Regional Boa Vista e faz divisa com os bairros São Lourenço, Pilarzinho, Taboão, Barreirinha e Cachoeira e com o município de Almirante Tamandaré.

O encontro ocorreu no salão paroquial da Capela de Sant’Ana do Abranches e os participantes contaram com o apoio de técnicos da Prefeitura para detalharem e priorizarem as demandas do bairro. Diversas questões que não entram para a composição do orçamento, já foram atendidas ou encaminhadas no próprio encontro.

A reunião faz parte da terceira fase do programa, onde são detalhadas as propostas coletivas apontadas e eleitas pela população para a região. As demandas eleitas nesta fase seguem para a análise técnica e jurídica dos órgãos da Prefeitura e no final de julho e começo de agosto serão realizadas 10 reuniões, uma em cada regional, para a votação popular final das prioridades de cada regional. O Fala Curitiba mudou: antes eram realizadas dez consultas públicas (uma em cada regional). Atualmente, são mais de 80 reuniões englobando todos os bairros da cidade. De abril até agora, já foram realizadas 70 encontros nos bairros de Curitiba, sempre no período da noite, envolvendo mais de 4 mil participantes, que apresentaram mais de 3 mil sugetões de melhorias para os bairros de Curitiba.

14 reuniões

O administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, que engloba 13 bairros da região norte de Curitiba conduziu a encontro e explicou como estão sendo feitas as reuniões nos bairros da Regional: “Somos 13 bairros e faremos 14 reuniões para contemplar com mais atenção o Jardim Aliança, importante vila da região do Santa Cândida que teve um reunião extra”, disse.

Morador há 56 anos do Abranches, Márcio Luiz Rufini viu a região crescer e se adaptar às novas demandas, principalmente ao trânsito, questão que defendeu melhorias no encontro do Abranches. Rufini pediu um melhor ordenamento do trânsito na região, em especial nos horários de pico e em dias de grandes eventos na Pedreira Paulo Leminski. “Estamos com um gargalo nos horários de pico na rua Mateus Leme na altura com o cruzamento com a João Gava. O fluxo de veículos da região norte, de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul para acessar a Nilo Peçanha sentido Centro é enorme. Precisamos de uma solução”, comenta. Além dessa demanda, o morador defendeu ações pontuais de manutenção da sinalização vertical e horizontal, questões que serão encaminhadas para a rotina da administração regional e órgão responsáveis.

Outras demandas foram propostas e eleitas pelos moradores do Abranches para as próximas fases do programa. São elas: o aumento da disponibilidade de consultas com médicos especialistas, mais campanhas de informação sobre os dias de coleta e a separação do lixo, recuperação do fundo de vale na Rua Uberlândia, implantação de integração temporal no transporte coletivo, redutor de velocidade na rua Antônio Krainski, semáforo no cruzamento da rua Mateus Leme com a rua José Carlos Ribeiro Ribas, melhorias nas linhas de ônibus da região, roçada e limpeza da rua Reinaldo Hecke,  e desassoreamento e limpeza do rio do Parque São Lourenço.

Participaram do evento a vereadora Julieta Reis e o padre da Paróquia de Sant’Ana do Abranches, Carlos Luiz Bacheladenski.

Agenda

As próximas reuniões do Fala Curitiba serão na segunda-feira (11/6), com os moradores do Taboão, no Colégio Estadual Sebastião Saporski (Rua Maria de Lourdes Mickosz, 305, Taboão); na terça-feira (12/6), com os moradores do Campina do Siqueira, Mossunguê e Campo Comprido, na Paróquia São José Trabalhador (Rua Maj. Heitor Guimarães, 1526, Campina do Siqueira) e com os moradores do Centro e São Francisco, na Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa, 101, Centro) e na quarta-feira (13/6), Cachoeira, Capela Bom Jesus (Rua David Bodziak, 872).

Para saber mais sobre o programa, calendário dos encontros e demandas eleitas para cada regional da cidade acesse o site fala.curitiba.pr.gov.br.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484