Polo de inovação

Missão internacional conhece o projeto do Vale do Pinhão

09/06/2017 16:57:00

Os participantes do I Congresso Internacional da Onward, que está em missão técnica na cidade, conheceram nesta manhã o projeto do Vale do Pinhão e as instalações do Engenho da Inovação no bairro Rebouças. Os participantes também fizeram parte, ao longo desta semana, de uma missão técnica para conhecer o modelo de gestão da capital paranaense.

Criada há 15 anos, a Onward é uma organização dedicada à integração das cidades, cooperação técnica e ao desenvolvimento sustentável na América Latina.  O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação apresentou o projeto do Vale do Pinhão, enfatizando o esforço de Curitiba para fomentar o ecossistema da inovação e a diretriz da atual gestão de incentivar ao desenvolvimento de novas tecnologias. “A visita da delegação reforça um dos pilares do Vale do Pinhão, que é a internacionalização. Deste tipo de encontro surgem parcerias e colaborações internacionais”, comentou Frederico Munhoz da Rocha Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento.

“Estamos muito impressionados com as soluções que Curitiba desenvolve para a cidade e como ela consegue manter e evoluir por décadas. O projeto do Vale do Pinhão é inspirador, no Panamá não temos nada parecido, apenas algumas ações feitas por iniciativa das universidades, mas não do poder público”, comenta Felix Gonzalez Polar, presidente do Onward Internacional.

Além do Vale do Pinhão a missão internacional conheceu os trabalhos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbanização S.A (Urbs), a Central de Abastecimento do Paraná S.A (Ceasa) e a Rua da Cidadania do Pinheirinho.

“Estamos levando os representantes dos oito países para visitarem os principais órgãos da cidade, fortalecendo as relações de Curitiba com a América Latina. Esse encontro está sendo realizado com a parceria de todos, sem custo para Prefeitura e órgãos envolvidos”, disse João Cordeiro, administrador da regional do Pinheirinho e organizador da comitiva.