Bairro Novo

Ministro do Vaticano acompanha Greca em Mutirão da Cidadania

12/08/2017 19:45:00

O Mutirão da Cidadania do Bairro Novo, realizado neste sábado (12/8), contou com a participação especial de representantes do Vaticano. Acompanharam o prefeito Rafael Greca no evento, o prefeito da  Secretaria de Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Edoardo Viganò e o diretor da Rádio do Vaticano, Silvonei José Protz, além do reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, padre Anísio José.

“Com alegria, recebi em Curitiba a visita do Monsenhor Dario Edoardo Viganò, prefeito da  Secretaria de Comunicação da Santa Sé, ministro do Vaticano. Após almoço na casa da família Dirceu de Mattos, nosso coordenador das regionais, em companhia de Silvonei José Borst, diretor da Rádio do Vaticano, e do padre Anísio José, reitor do Santuário de Santa Rita - na Vila Hauer fomos ao Mutirão do Bairro Novo”, disse Greca.

Juntamente com o prefeito, os visitantes estiveram na Casa da Acolhida do Bairro Novo, hoje atendida por voluntários da Igreja Adventista. O Monsenhor Viganò conheceu a lavanderia para moradores de rua, inspirada na iniciativa do Papa Francisco em Roma e ainda abençoou os  566 títulos de propriedade de moradias da Cohab que foram entregues no Mutirão da Cidadania.

“Ao conhecer o Expresso Solidariedade, quando lhe apresentei a equipe de Resgate Social o Monsenhor Viganò disse que os servidores da Prefeitura por intermédio daFAS são os braços do Papa Francisco nas ruas de Curitiba”, contou Greca que presenteou o ministro do Vaticano com uma gravura da Catedral Basílica de Curitiba.

Laços com o Brasil

Dario Edoardo Viganò, nascido em 27 de Junho de 1962, no Rio de Janeiro, é prefeito da Secretaria de Comunicações da Santa Sé desde 27 de junho de 2015. Foi Diretor do Centro Televisivo Vaticano – CTV, professor de Teologia e Comunicação da Pontifícia Universidade Lateranense, reitor do  Instituto Pastoral "Redemptor hominis" e professor de Línguas e mercados audiovisuais no Departamento de Ciência Política da Universidade LUISS "Guido Carli" em Roma e membro do Comitê Diretor do Centro de Centro de Pesquisa de Mídia e Estudos de Comunicação (CMCS) e Centro para Mídia e Inovações Democráticas Massimo Baldini. Membro Correspondente da Pontifícia Academia Teológica, é o autor de numerosos estudos sobre a análise da relação entre a mídia e o mundo católico.

O diretor da Rádio Vaticano, Silvonei José Protz, é natural de Guarapuava. O fortalecimento do seu envolvimento com a comunidade católica se deu pelo trabalho que desenvolveu na Rádio Celinauta, de Pato Branco.

Moradia digna

Foram contempladas com o título da casa própria famílias que viviam em áreas irregulares que foram urbanizadas. Elas foram reassentadas nos conjuntos residenciais Moradias Girassol, Guaraqueçaba, Jequitiba, Marupiara I, Santa Luccia, Moradias Novo Horizonte, São João Del Rey, Siriema, Vila Tecnológica, Moradias Jandaia, Vila Cristo Rei, Vila Xapinhal e Sítio Cercado I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, Moradias Sítio Cercado IX e X A, Moradias Sítio Cercado XII, XIII e XIV.

As escrituras têm um significado especial para as famílias dessas áreas. A Vila Xapinhal foi uma ocupação formada em 1988, por moradores dos bairros Xaxim, Pinheirinho e Boqueirão, que buscavam solução para moradia.

Já os conjuntos habitacionais do Sitio Cercado e demais regiões do Bairro Novo foram implantados por meio de maior projeto habitacional já desenvolvido no município, pela Cohab. O projeto foi desenvolvido durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca. Desde então, a ocupação da área foi feita de forma gradativa, com lotes, casas e apartamentos.

Participaram do evento de titulação e encerramento do mutirão o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; os vereadores Katia Ditrich e Mauro Bobato, o presidente da Cohab-CT, José Lupion Neto e os secretários municipais do Governo, Luiz Fernando Jamur; da Saúde, Marcia Huçulak; do Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Richa e da Educação, Maria Silvia Bacila Winkler. Também estiveram presentes a diretora do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto, o secretário de representação do Paraná, Luciano Pizzatto, a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o Secretário de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, Edgar Bueno. Outras presenças foram dos presidentes da Celepar Jacson Carvalho Leite, da Sanepar, Mounir Chaowiche, do deputado Federal Luciano Ducci, do deputado estadual Stephanes Júnior,  administradores regionais e lideranças comunitárias.