Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Seg, 01/09/14
Tempo Hoje
maxima minima
21º
10º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Academias ao ar livre

Ministério da Saúde faz do CuritibAtiva projeto nacional

04/11/2011 10:38:00
  • Compartilhe

As secretarias municipais da Saúde e do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba foram premiadas pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (3), em Brasília. O motivo foi a contribuição dada pelo programa intersetorial CuritibAtiva, responsável pelas 70 academias ao ar livre espalhadas pela cidade, para a concepção do programa nacional Academia da Saúde, lançado em 7 abril, Dia Mundial da Saúde. 

A homenagem foi entregue pelo ministro Alexandre Padilha à secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, durante a XI Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Também foram homenageados os representantes de Recife, Aracaju, Belo Horizonte e Vitória, capitais que mantêm estratégias inspiradoras do novo programa federal.

Criado em 1998, o CuritibAtiva desenvolve aulas de práticas corporais orientadas, intervenções pedagógicas, avaliação e prescrição de atividades físicas para adultos e adolescentes acima de 16 anos. Até agosto deste ano, o programa contabilizou mais de 71 mil participações nas aulas e atividades de orientação sobre a prática de atividades físicas e saudáveis.

Academias ao Ar Livre – Coordenadas pelo programa CuritiAtiva e parte de um grande e amplo projeto para estimular a prática de atividades físicas em Curitiba, as academias ao ar livre começaram a ser implantadas no município em 2010.

“O desenvolvimento de Curitiba está ligado diretamente a qualidade de vida de seus moradores. Com as academias ao ar livre, estimulamos a prática de atividades física, que melhora a auto-estima, reduz a pressão alta e fortalece a musculatura”, disse o secretario municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. Além de melhorar a condição física e qualidade de vida da população, os equipamentos também ajudam na prevenção de doenças.

A utilização das academias ao ar livre é indicada principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa. Para sua utilização correta, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo.

Trabalho conjunto - Além da oferta de equipamentos e programas para atividade física desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a Prefeitura de Curitiba tem desenvolvido um trabalho com ênfase na alimentação equilibrada e na reeducação alimentar. As ações, orientadas pelo Ministério e pela Secretaria Municipal da Saúde são essenciais à prevenção e ao controle de doenças crônicas como diabete e hipertensão arterial.

“A meta é que, cuidando da própria saúde com a ajuda de hábitos como exercitar-se, comer bem, não fumar e ter lazer, as pessoas tenham mais qualidade de vida e dependam menos de consultas médicas, exames e medicamentos”, afirma a secretária da Saúde Eliane Chomatas.

Para promover saúde e prevenir doenças crônicas, a secretaria da Saúde de Curitiba conta ainda com 29 Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps), formados por professores de educação física, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas.

São as equipes que cuidam e ajudam as pessoas a entender e praticar a saúde integral. Esses profissionais atuam nos grupos  e reeducação alimentar, a partir de cada unidade de saúde, para adultos, crianças e idosos; grupos de atividade física. Também, a partir das Unidades de Saúde, os interessados podem praticar atividades físicas nos Espaços Saúde disponíveis.

 

  • Compartilhe