Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba mais inclusiva

Mês da Diversidade começa hoje. Veja a programação esportiva, cultural e artística

17/05/2019 10:40:00

Respeito é o mote do Mês da Diversidade, que começa nesta sexta-feira (17/5) e vai até 28 de junho em Curitiba. A programação conta com atividades esportivas, culturais, artísticas e informativas voltadas ao público LGBT e toda à população.  

O lançamento da campanha Respeito Faz Acontecer dá início à programação nesta sexta-feira, Dia Internacional de Combate à LGBTFobia.

A campanha traz curitibanos que representam grupos sociais que sofrem mais preconceito e discriminação. Contará com mobiliário urbano, divulgação nos ônibus e terminais da cidade e nas redes sociais da Prefeitura.

“Todos ganham com uma cidade mais inclusiva e humanizada. Mulheres, negros, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade LGBT são representados por personagens reais, com histórias de superação, sucesso e luta cotidiana pela equidade”, explica Allan Johan, assessor de Políticas para a Diversidade Sexual.

No dia 21 de maio será realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Curitiba, sobre Combate à LGBTFobia. "Em 2019 celebra-se os 50 anos de Stonewall, o dia que pessoas LGBT se uniram e não aceitaram mais ser tratados de forma diferente. Há ainda muito a se avançar, mas aos poucos conseguimos sensibilizar as pessoas sobre a importância de perceber e valorizar a diversidade”, ressalta Johan.

Já a primeira edição dos Jogos da Diversidade acontecerá no Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, nos dias 25 e 26 de maio, a partir das 9h. As inscrições já estão encerradas e 27 competirão futsal, handebol e voleibol.

No dia 22 de junho, às 15h, o Teatro Universitário de Curitiba (TUC) recebe a mesa redonda Debatendo e Construindo a DiverCidade.

Para encerrar, a Marcha pela Diversidade reunirá a comunidade LGBT e pessoas simpatizantes da causa, no dia 30 de junho. A concentração será na Praça Santos Andrade, às 13h. Shows, apresentações artísticas e manifestações marcam a passeata, que está na quarta edição em Curitiba.

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também conta com uma programação temática com rodas de conversa, debates, leituras entre os dias 13/5 e 28/6.

 


 

Programação do Mês da Diversidade

Lançamento da campanha de comunicação Respeito Faz Acontecer

Data: 17/5 (sexta-feira)

 

Audiência Pública com tema Combate à LGBTFobias

Data: 21/5 (terça-feira)

Horário: 14h

Local: Câmara Municipal de Curitiba

Evento aberto ao público

 

I Jogos da Diversidade – Vencendo juntos todas as barreiras

Data: 25/5 (sábado) e 26/5 (domingo)

Horário: a partir das 9h

Local: Praça Oswaldo Cruz.

Evento gratuito

 

Mesa redonda: Debatendo e Construindo a DiverCidade

Data: 22/6 (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: Teatro Universitário de Curitiba (TUC).

Evento gratuito

 

Marcha pela Diversidade

Data: 30/6 (quinta-feira)

Horário: a partir das 13h

Local: concentração na Praça Santos Andrade

Evento gratuito

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484