Vale do Pinhão

Mentor de empreendedores faz palestra em Curitiba

30/08/2017 09:22:00

A palestra O Tsunami da Era Digital – como Enfrentar o Achatamento da Mistura de Globalização e Tecnologia foi feita nesta terça-feira (29/8), no Circuito de Startup Curitiba, em uma parceria do Vale do Pinhão com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). O palestrante Robert Janssen é bacharel em Negócios Internacionais pela San Diego State University, licenciado em Sistemas de Informação pela Monterey Peninsula College, a presidente da Outsource Brazil, especializada na internacionalização e aceleração de empresas e startups de base tecnológica.

Janssen ressaltou a importância de os executivos serem comprometidos com evolução da empresa, questões de planejamento, análise de ações e dotação orçamentária. Também é preciso ser criativo e ter um time que traga soluções (e não problemas) e tentar prever cenários que a empresa pode passar. “Não queira ser o apenas o melhor, busque ser o único, pois o que faz a diferença são as pessoas”, comentou. Janssen também ressaltou que internacionalização não é exportação e sim ampliar, abrir mercado exteriores para as empresas e aumentar a competitividade.

O empreendedor Rafael Souza, da Play Pet, empresa de soluções para alimentação automatizada para cães e gatos, esteve no encontro para interagir com o palestrante, que já é mentor da startup. “Ele é mentor da PlayPet desde 2014, agora estamos trabalhando para ampliar o mercado e internacionalizar.” A startup curitibana desenvolveu comedores, bebedouros, câmeras e sensores para que os donos de cães e gatos possam acompanhar a alimentação dos animais a distância, por aplicativo de celular e dispositivos ligados à rede wi-fi das residências. Até o momento já foram vendidos 200 dispositivos, entre comedouros e bebedouros, e mais 350 unidades já estão encomendadas para venda nos próximos meses.

Start Up Brasil

Um dos temas abordados na palestra foi a importância das startups participarem do programa StartUP Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que está com inscrições abertas até 25 de setembro. O programa vai apoiar startups de base tecnológica com bolsas de até R$ 200 mil cada. Mais informações e inscrições constam no site: http://www.startupbrasil.org.br/