Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Treinamento

Meio ambiente e sustentabilidade são tema de capacitação de estagiários

15/06/2016 11:43:00

Cerca de 600 estagiários da Prefeitura participam de encontro sobre meio ambiente e sustentabilidade. O VII Encontro de estagiários da PMC é promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) como parte do processo de formação da categoria. Divididos em duas turmas, pela manhã e pela tarde, o encontro acontece nesta quarta-feira (15), no Salão de Atos do Centro de Educação Permanente do Parque Barigui.

Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto de Investigações Ecológicas, a assessora técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leny Mary Toniolo, assumiu a mediação da roda de conversa. A estagiária Karolline D’Agostin, de 17 anos, e outros quatro convidados – Clóvis Ricardo Schrappe Borges, Igo Martini, Ismael Dias e Jorge Brand (Goura) – integraram o grupo para debater com os demais participantes.

A diversidade de atuação profissional dos convidados permite transmitir aos participantes um olhar multidisciplinar do tema, mostrando que são inúmeras as possibilidades de atuação para a preservação do meio ambiente, da natureza à tecnologia. Conservacionista e diretor-executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Schrappe Borges, fala sobre a importância do trabalho de conservação. Também médico veterinário, com mestrado em zoologia, ele apresenta como trabalhar pela conservação por meio de ações como de proteção de áreas nativas, de educação ambiental e do desenvolvimento de modelos para o uso racional dos recursos naturais.

Ismael Dias faz o contraponto pelo viés da tecnologia. Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dias desenvolve um trabalho de automatização de um conjunto de hortas comunitárias. O trabalho é realizado por meio de uma empresa social de origem canadense, a WAAS, que atende 130 crianças do Centro Social Marista, em Guaraqueçaba. Dias conta que a comunidade local identificou a ausência de alimentos orgânicos, que vem de um a cidade vizinha apenas uma vez por semana, daí surgiu a proposta de transferir o conhecimento aos alunos para automatizar a manutenção das hortas – formada por 131 mudas de 30 espécies.

Urbano

Do ambiente natural para o urbano, o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Trânsito, o Goura, apresenta aspectos do compartilhamento do trânsito por modais não poluentes, como a bicicleta. Já o gestor da política municipal de Direitos Humanos e da Igualdade Racial, Igo Martini, fala sobre o direito à qualidade de vida.

“O estágio proporcionou novos conhecimentos na área ambiental. A Pegada de Carbono calculada no IPPUC foi muito importante, tive um aprendizado do quanto nossas atividades diárias podem ser prejudiciais ao meio ambiente”, resume a estagiária Karolline, que atua desde 2014 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O projeto da Pegada de Carbono foi desenvolvido pelo Ippuc a partir de um diagnóstico de emissões de gases de efeito estufa, realizado no âmbito do próprio Instituto. Com as informações obtidas, foram estudadas medidas para aumentar o nível de conscientização dos servidores e para promover mudanças positivas de hábitos e na rotina de trabalho da instituição. O resultado do projeto, desenvolvido há quatro anos, foi divulgado recentemente e pode ser conferido pelo link http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ippuc-divulga-sua-pegada-de-carbono-pelo-quarto-ano-consecutivo/39932

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484