Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Obras privadas

Medidas compensatórias revitalizam ruas de norte a sul

06/12/2018 09:38:00

Além de executar intervenções importantes na cidade, os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas são responsáveis pela fiscalização de ações resultantes de medidas compensatórias, que são geradas pelo impacto ambiental de investimentos privados em Curitiba. São os casos das ruas Konrad Adenauer e Dante Angelote, em execução pelos empreendedores do shopping Jockey Plaza, no Tarumã, e da Avenida Getúlio Vargas, no Rebouças, feita por empresa contratada pela Igreja Universal do Reino de Deus.

As exigências de compensação ambiental também alcançam as obras de implantação do Assaí Atacadista, no Pinheirinho, e do condomínio da incorporadora MRV na mesma região da cidade. “O entendimento entre a iniciativa privada e o Poder Público pode favorecer a população e resultar em benefícios como a revitalização de ruas e avenidas. Assim funcionam as medidas compensatórias de ações que estão em curso em Curitiba”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel. 

A Rua Konrad Adenauer, importante ligação entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e o acesso à Linha Verde, está recebendo uma revitalização completa. São 1.500 metros de asfalto novo para quatro pistas, nova sinalização, calçadas, ciclovia, iluminação mais potente, adequada às características da via, além de duas pontes sobre o Córrego Marumbi e uma rotatória.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a execução é de responsabilidade do Grupo Tacla, dono do shopping. O investimento é de R$ 18 milhões. “Temos que ter paciência durante as obras. Depois de pronto, com certeza, será melhor. Estou muito otimista”, disse Larissa Apetz, que administra uma panificadora instalada na Rua Konrad Adenauer e ganhou os operários da obra como clientes.

As obras da Konrad Adenauer também contemplam a revitalização da Rua Dante Angelote, no Bairro Alto, no trecho entre a Linha Verde e a Rua Paulo Friebe, numa extensão de 740 metros, e incluem intervenções de drenagem. A previsão de entrega tanto da Konrad Adenauer quanto da Dante Angelote é março de 2019.

Morador do Bairro Alto desde 1996 e instrutor de trânsito, Edson Nunes, demonstrou otimismo com o resultado que as obras irão produzir. “O bairro cresceu, o movimento de carros e pedestres também aumentou, e as mudanças nas ruas Dante Angelote e Konrad Adenauer trazem melhorias adaptadas à situação atual da região. Vai ficar melhor para motoristas e para quem gosta de caminhar por aqui, como é meu caso”, disse Nunes ao fazer uma pausa na rotina de exercícios físicos.  

Rebouças

A Avenida Presidente Getúlio Vargas está em obras entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Conselheiro Laurindo, no Rebouças. São cerca de 650 metros sendo revitalizados e que serão entregues em julho de 2019. O projeto prevê calçadas mais amplas e acessíveis, estação-tubo e sistema de iluminação direcionado aos pedestres. “Estou impressionada. A rua está ganhando tanta amplitude que o quartel não parecia tão distante”, disse Ana Margarida, proprietária de um ateliê de costura em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná.   

O canteiro central da Getúlio Vargas será retirado para permitir a futura implantação de uma faixa exclusiva ao transporte público. O custo da obra, que está sendo executada pela Igreja Universal como medida mitigadora da construção do templo construído na quadra entre as ruas Engenheiros Rebouças, João Negrão, Piquiri e a Avenida Presidente Getúlio Vargas, é estimado em R$ 10 milhões.

Pinheirinho

As revitalizações das ruas Álvaro Silva Abelardino e Wilson Stadler, no Pinheirinho, já foram concluídas e entregues no dia 28 de fevereiro. As obras de terraplenagem, drenagem, pavimentação, calçamento, paisagismo e sinalização destas vias ficaram sob responsabilidade da incorporadora MRV, que construiu um condomínio na região.

Há cerca de um ano morando na região, o serralheiro Célio de Oliveira apontou que o novo pavimento e calçadas da Rua Wilson Stadler facilitou a ligação entre as comunidades do bairro. “Estou desempregado, não tenho carro e ando muito nesta região acompanhado da minha esposa, Kelly, para visitar parentes e amigos. A obra deixou tudo mais bonito”, constatou Oliveira. 

A nova ligação entre a Linha Verde e a via rápida do Pinheirinho sentido Centro já foi pavimentada e está pronta. A instalação do Assaí Atacadista na margem da Linha Verde rendeu uma nova rota de trânsito para os motoristas que circulam pela região. “O prefeito Rafael Greca trabalha de forma incansável para buscar alternativas que melhorem o trânsito e tragam qualidade de vida à nossa gente. E, as medidas compensatórias estão sendo utilizadas como ferramenta de melhoria da cidade”, concluiu Pimentel.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484