A semana na Prefeitura

Mais viaturas, novas calçadas e obras foram anunciadas pela Prefeitura

14/07/2017 17:42:00

Nesta semana, a Prefeitura deu início das obras de reestruturação das calçadas da Rua Trajano Reis, as lousas de granito, serão reconstruídas em concreto usinado. Também foram entregues de 35 novas viaturas para a Guarda Municipal, renovando a frota da Guarda que estava sem viaturas novas desde 2013. Ainda na semana, foram recuperados pontos de ônibus da capital. Os serviços, feitos pela Urbs, concentraram-se na limpeza das coberturas, consertos e reparos.

Segunda feira

Obras do Centro de Iniciação Esportiva da CIC

Começaram as obras do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) CIC, na Praça da União, que contará com uma área construída de 1.600 m² e irá atender aproximadamente duas mil pessoas por mês por meio das atividades sistemáticas promovidas pela Prefeitura de Curitiba.

Urbs recupera pontos de ônibus

Mais de 150 pontos de ônibus em bairros foram recuperados neste semestre. O trabalho feito pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) atende, principalmente, a demandas dos moradores registradas na Central de Atendimento 156.

Em mais de 100 pontos de ônibus dos tipos chapéu chinês e domus, os serviços se concentraram na limpeza das coberturas, consertos e reparos de danos causados por acidentes, vandalismos, implantação de novas estruturas e relocação.

Terça feira

Atendimento Domiciliar supera metas

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal da Saúde leva clínico geral, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico em enfermagem e nutricionista semanalmente até a casa do paciente. Além de consultar, fazer curativos, medicar, os profissionais também orientam os familiares sobre os cuidados necessários para o bem-estar do convalescente.

Centro de Agricultura Urbana e Economia Criativa

O prefeito Rafael Greca validou o projeto do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa, a ser instalado na área anexa ao pátio de manobras de trens próximo à Rodoferroviária, na área do Vale do Pinhão. O empreendimento será fruto de parceria entre o município e a concessionária Rumo (antiga ALL), que assinarão um protocolo de intenções na próxima quinta-feira (13/7).

Iluminação das ciclovias

A nova iluminação nas ciclovias já começou a “aparecer” nos bairros Prado Velho e Hauer. As ruas Aluízio Finzetto, Cyro Vellozo, Conselheiro Laurindo, João Negrão e a Linha Verde estão com os novos postes que darão iluminação exclusiva e direcionada para as ciclovias.

Já foram instalados 120 postes com luminárias de LED, que deixarão o caminho dos ciclistas mais seguro durante as noites. As obras fazem parte do investimento de R$ 2,3 milhões que a Prefeitura faz na implantação e melhoria do sistema de iluminação pública das ciclovias.

Calçadas da Trajano Reis terão canteiros, bancos e rampas de acessibilidade

O prefeito Rafael Greca o início das obras de reestruturação das calçadas da Rua Trajano Reis, importante via do bairro São Francisco.

As calçadas, que hoje são de lousas de granito, serão reconstruídas em concreto usinado e terão rampas de acessibilidade, canteiros com arborização, bancos de madeira. Haverá manutenção na iluminação baixa e travessia elevada em paralelepípedo no cruzamento com a Rua Paula Gomes. A obra será feita num trecho de 180 metros entre as ruas Inácio Lustosa e Presidente Carlos Cavalcanti.

Cultivo no recuo de calçada

O prefeito Rafael Greca recebeu os responsáveis pela horta cultivada no Cristo Rei, Ricardo Leinig e Márcia Steil, e pelas bananeiras plantadas no Hugo Lange, Vanderlei Lozano Silva, nas audiências do 156, próprias para desatar nós burocráticos da cidade. Ambos tinham sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos. Na reunião, o prefeito anunciou que vai criar nova regulamentação, que estimule a agricultura urbana e solucione casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com Vanderlei e Ricardo e Márcia.

Governo do Estado extingue dívida

A Curitiba S.A, empresa de economia mista responsável pela regularização de áreas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), não é mais devedora do Governo do Estado. O passivo, que tinha a Prefeitura de Curitiba como fiadora, foi encerrado com a sanção de uma lei pelo governador Beto Richa. A medida altera a Lei Estadual 16.348, que passa classificar a antiga dívida como uma subvenção de investimentos, o que não gera tributos.

Para o governador, a ação se justifica em razão da contribuição da capital e seu setor industrial para o Estado.

Prefeitura conclui novo asfalto

A Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura concluiu nesta semana a obra de recuperação do pavimento da Rua Vereador Ângelo Burbello, importante acesso do bairro Umbará à BR-116. Além do novo pavimento, a rua recebeu sinalização horizontal e lombadas para controle de velocidade.

Sexta feira

35 novas viaturas para a Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Curitiba ganhou um reforço para fazer os patrulhamentos nas ruas e rondas pelo Centro e bairros de Curitiba. O prefeito Rafael Greca fez a entrega de 35 novas viaturas para a Guarda Municipal, em um evento no Largo da Ordem.

Os novos veículos fazem parte da renovação da frota da Guarda Municipal, que não recebia uma viatura nova desde 2013. Todos os veículos são equipados e preparados para o trabalho Guarda Municipal.