Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Líderes da Coreia do Sul buscam experiências de Curitiba

18/09/2018 09:22:00

Uma comitiva com 14 representantes do governo e de órgãos de cooperação da Coreia do Sul está em Curitiba para conhecer as ações da cidade nas áreas do planejamento, transporte, meio ambiente e desenvolvimento social.

Em visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta segunda-feira (17/9), os sul-coreanos reforçaram o interesse na integração do transporte e uso do solo, no uso de parques como estruturas de prevenção contra enchentes e na operação dos BRTs (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês) nas canaletas exclusivas. Também foi ponto de atenção, a habitação de interesse social.

“A manutenção dos princípios de planejamento e as ações coordenadas com a realidade da cidade fazem com que Curitiba avance sem deixar de ser referência até mesmo para os países mais desenvolvidos”, observou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, que recebeu a comitiva asiática.

“Esperamos que outras cidades tenham a felicidade de replicar o mesmo sistema de Curitiba, assim como nós fizemos”, disse o diretor-geral do Governo Metropolitano de Seul, Euisik Uhm, que conta com um modelo de BRT similar na região, desde 2004.

Na apresentação, orientada pela coordenadora da Assessoria de Relações Externas do Ippuc, Rosane Amélia Popp, foi apresentado o processo de evolução do planejamento da cidade, os instrumentos urbanísticos de potencial construtivo, que permitiram a construção de parques, a preservação cultural e a geração de recursos para habitação de interesse social.

O coordenador de Operações de Tranporte da Urbs, Ismael França, explicou a ampliação da capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) com a primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul somada à Linha Verde e a projeção com as futuras obras de conclusão da linha direta pela canaleta até o Pinheirinho e dos ligeirões no eixo Leste-Oeste. “Aumentamos em 30% a capacidade no eixo e vamos ganhar em mobilidade com a implantação da linha direta nos demais eixos de transporte”, observou.

Comitiva

Integraram a missão Sul-coreana a Curitiba, o diretor-geral do Gabinete de Coordenação de Políticas Governamentais do Primeiro-Ministro da Coreia do Sul, Jinho Park; o diretor-geral do Ministério da Cultura, Esporte e Turismo, Jeongbae Kim; a diretora da Academia Diplomática Nacional da Coreia no Ministério das Relações Exteriores, Soyoung Yeo; o diretor-geral do Ministério do Interior e Segurança, Sangmyeong Cho; o diretor-geral Ministério de Segurança Alimentar e de Drogas, Daesung Cho; o diretor do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte, Heonsang Koo; o representante do Escritório Sul-Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO), Joon Young Kwak; o diretor-geral do Governo Metropolitano de Seul, Euisik Uhm; o vice-presidente da Corporação Nacional de Petróleo de Coreia do Sul, Yohan Kim; o diretor-sênior da Corporação de Seguros do Comércio da Coreia do Sul, Jongbae Yoon; o representante do governo da Província de Chungcheongnamdo, Youngkwan Kim; o representante do governo da Província de Kyeongsangbukdo, Jangjun Yi; o diretor do Ministério de Legislação Governamental da Coreia do Sul, Jeongpil Cho e o pesquisador da Agência para o Desenvolvimento da Defesa, Hojoo Lee.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484