Oportunidade

Liceus de Ofícios têm novo curso profissionalizante na área industrial

13/06/2018 14:40:00

O programa Liceus de Ofícios, da Prefeitura de Curitiba, está ofertando um novo curso na área industrial, o de inspetor de qualidade. Gratuito, o curso tem carga de 40 horas e prepara os alunos para inspeção, avaliação e controle da qualidade de produtos e processos de produção de acordo com normas técnicas.

As aulas começaram nesta segunda-feira (11/6), nos Liceus de Ofícios Vila Tecnológica, na Regional Bairro Novo; Curitiba, na Regional Matriz; Hauer, na Regional Boqueirão; Pinheirinho, na regional de mesmo nome; e Santa Rita, na Regional Tatuquara. Foram ofertadas 300 vagas, com turmas pela manhã e tarde.

As inscrições para o curso foram feitas pela internet, outra novidade que, em breve, deve passar a valer para todas as capacitações ofertadas pelos Liceus de Ofícios. As inscrições foram feitas pelo Portal Aprendere, que divulga ações de formação e capacitação oferecidas pela Prefeitura para servidores e a comunidade.

Cleiton da Silva Chaves, 31 anos, é um dos alunos do curso. Ele participa das aulas no Liceu de Ofícios Matriz e contou que trabalha na área do terceiro setor, mas pretende conseguir um emprego em uma indústria. “Tenho muito interesse na área operacional e acredito que o curso vai me ajudar a mudar de profissão”, disse ele.

Danielle dos Santos Gonçalves, 33 anos, é colega de Cleiton nas aulas. “Quero aprofundar meus conhecimentos na produção industrial. Tenho certeza que essa capacitação será muito importante para meu currículo.” Danielle já fez outros cursos do Liceus de Ofícios e disse que o programa é uma ótima oportunidade para as pessoas, principalmente por ser gratuito.

Oportunidade

O Liceus de Ofícios foi criado pelo prefeito Rafael Greca em sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Curitiba. O objetivo do programa é melhorar as condições de acesso ao mundo do trabalho, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Desde o ano passado, o programa ofertou 20.686 vagas em várias áreas, como informática, costura, gastronomia, reparação de eletrodomésticos. Alguns cursos são realizados em parceria com empresas e entidades. Em 25 anos, mais de 800 mil pessoas foram certificadas pelo programa.