Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cidadania

João Curitibinha de escola municipal é destaque em prêmio do MEC

14/09/2018 15:40:00

O projeto João Curitibinha: a Saga Continua, Cidadania se Faz Todo Dia, da Escola Municipal João Macedo Filho, no Uberaba, está entre os destaques de 2018 do 11º Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) premia o trabalho de educadores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e da aprendizagem.

O projeto na escola do Uberaba, realizado desde 2017, consiste em trabalhar lições de cidadania integradas aos conteúdos curriculares. É a segunda vez que a ideia recebe reconhecimento do MEC. Como já foi premiado anteriormente, desta vez ficou entre os destaques.

O projeto, inscrito na categoria Ensino Fundamental (4º e 5º anos), foi desenvolvido pela Professora Virgínia Cláudia de Jesus Monteiro Matias, com a turma do 4º ano da unidade. “Trouxemos para sala de aula uma forma inovadora de trabalhar atitudes e valores fundamentais nas relações humanas, promovendo não apenas a racionalidade, mas também o desenvolvimento de aspectos sociais e afetivos”, explica a professora.

Com o João Curitibinha, um boneco de tecido que usa cadeira de rodas, os estudantes buscam acabar com preconceitos e sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pelas pessoas com deficiências.

“São lições de cidadania que valorizam a diversidade em relações cotidianas, inspiradas pela presença diária da mascote, que em sua simplicidade promove a aproximação dos conteúdos curriculares às dimensões éticas e humana”, destaca Virgínia.

Segundo ela, a abordagem transdisciplinar leva o estudante a se perceber como protagonista e agente multiplicador de ações cidadãs, o que expande seus horizontes. “Exemplo disto, são as campanhas solidárias sugeridas pela turma e que são desenvolvidas ao longo do ano”, conta.

Notas fiscais e lacres

A estudante Alessandra Klostermann, de 9 anos, destaca algumas das ações realizadas. “Temos as campanhas de arrecadação de nota fiscal sem CPF para ajudar a Apae, e a de coleta de lacres para comprar uma cadeira de rodas”, conta ela.

A menina também é repórter mirim do Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra!, veículo que ela e os amigos utilizaram para angariar parceiros para as ações. “Várias escolas já estão nos ajudando, mas para quem puder colaborar, ainda precisamos de 140 garrafas pet cheias de lacres”, avisa Alessandra.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484