Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Semana D

Ippuc realiza o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

04/11/2015 16:32:00

Nesta quinta-feira  (5), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) promove o 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design (FICAD). O evento integra a programação da Semana D, realizada em parceria entre o Centro Brasil Design e a ProDesign>pr – Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná. São eventos voltados a estudantes, professores e profissionais de design, empresários, arquitetos, urbanistas, dirigentes de instituições de ensino, servidores e gestores de órgãos públicos, assim como a toda comunidade envolvida com o polo criativo e de inovação de Curitiba.

O 2º FICAD tem como tema central “Design Transformando Cenários Urbanos”. Reúne especialistas do Brasil, Colômbia, Chile e Argentina para debater os rumos e perspectivas do design urbano. Todos os palestrantes têm larga experiência no setor, a começar pelo brasileiro Marco Aurélio Lobo que atua há mais de 15 anos com políticas públicas de design e promoção comercial internacional. Ele foi assessor do Programa Brasileiro de Design, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil. Lobo é coordenador de projetos do Instituto Europeo de Design e professor do Curso de Design do IESB, em Brasília.

O colombiano Jorge Montaña é professor e consultor internacional em design participativo, trabalha com co-criação e gestão de projetos, além de dirigir os cursos de Design Participativo e Design para Empreender. Já o chileno Cristian Montegu Ravinet é Presidente da Associação Chile de Design, membro do Conselho Bienal e professor da Universidade Adolfo Ibanez. E o argentino Enrique Avogadro é subsecretário de Economia Criativa do governo da Cidade de Buenos Aires. Além disso, responde pelo Centro Metropolitano de Design (CMD) e lidera programas de apoio a empreendedores na cidade.

Com base em suas vivências, os quatro palestrantes irão demonstrar como o design pode ser estratégico para o planejamento urbano, com vistas ao desenvolvimento cultural, social, econômico e de inovação das cidades. O evento é gratuito. As palestras e debates acontecem das 9h às 18h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Programação

9h: Abertura Oficial da Semana D’15 e do 2º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design
10h: “A Experiência do Design Participativo na Transformação de Cidades” por Jorge Montaña (Colômbia)
11h: “O Design como Instrumento no Planejamento de Cidades” por Cristian Montegu Ravinet (Chile)
14h: “Buenos Aires Criativa: De onde viemos e para onde vamos” por Enrique Avogadro (Argentina)
15h: “Design Case Brasileiro” por Marco Aurelio Lobo – Brasil
16h: Mesa redonda com os palestrantes do 2º FICAD e representantes do Centro Brasil Design, ProDesign>pr e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Para conhecer a programação completa da Semana D acesse o site www.semanad.com.br

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484