Sustentabilidade

Ippuc mede a emissão de gases do efeito estufa em suas atividades

26/03/2013 10:22:00

Numa ação inédita no âmbito da administração municipal, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez o inventário das emissões de gases de efeito estufa decorrentes de suas próprias atividades no ano de 2012. O trabalho, denominado “Nossa Pegada de Carbono”, foi realizado em fevereiro e março por uma equipe de servidores do Ippuc sob a coordenação de Geraldo Luiz Farias, que dirige a área de Sustentabilidade Urbana do Instituto. “Nosso propósito é conscientizar e mobilizar os servidores, além de propagar a cultura da sustentabilidade”, disse Farias.

Os gases de efeito estufa, quando se concentram de maneira excessiva na atmosfera terrestre, são responsáveis pelo aumento do aquecimento global, pois impedem que a radiação infravermelha gerada pelo Sol se dissipe. A metodologia utilizada para calcular a pegada de carbono do Ippuc apoia-se no Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) que foi desenvolvido com base nas ações do World Resources Institute (WRI), organismo internacional especializado nesse tipo de medição, e do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Foram medidas as emissões diretas e indiretas, que englobam: deslocamento de servidores para ir ao trabalho e retornar para casa, frota de veículos de servidores que se deslocam para trabalhar, emissões de sistemas de ar condicionado e refrigeração, consumo de energia elétrica, compra de bens e serviços, viagens de servidores pelo Instituto, eventos realizados pelo Ippuc e descarte de resíduos.

Os dados, apresentados a todos os servidores, são um convite à reflexão: em 2012, a pegada de carbono gerada pelo Ippuc resultou em 264.327,89 quilos de CO2. Dividida pelo número de servidores, corresponde a 1,2 tonelada de CO2 por pessoa. Em consumo de papel, chegou-se à quantia de 1.500 folhas de papel tamanho A4 por servidor (eram 215 servidores em 2012). Colocadas lado a lado, as 322.500 folhas de papel cobririam o gramado do estádio do Maracanã duas vezes e meia. Já a quantidade de água utilizada no Instituto no ano passado corresponde a 14,3 m³, o mesmo que 712 galões de 20 litros por servidor.

Por fim, o deslocamento dos funcionários para o trabalho, em veículos automotores, em apenas um dia, corresponde a uma distância percorrida de 4.041 quilômetros, o suficiente para rodar de Curitiba a Fortaleza. “As pessoas levaram um susto. E penso que isso é muito bom: faz pensar e leva a uma mudança de atitude. O próximo passo será calcularmos as formas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e encontrar meios de compensar os danos causados. É um ato de cidadania e um compromisso que deve ser assumido por todos”, destaca o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.