Planejamento urbano

Ippuc faz 49 anos e comemora a data com servidores

01/12/2014 18:16:00

Neste 1º de dezembro, data em que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) comemora 49 anos, os servidores foram recepcionados com uma apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, formação instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba.

“É um prazer para nós participar dessa comemoração, pois o Ippuc é uma instituição muito importante para nossa cidade”, saudou o violinista e “spalla” da orquestra, Winston Ramalho.

Em seguida, os servidores participaram de um café da manhã servido nos jardins da Instituição. Também foram homenageados os servidores do Ippuc que se aposentaram em 2014. “Eu amava o que fazia. Sempre fiz tudo para elevar o nome de nossa cidade e fico muito feliz pelo reconhecimento”, disse Nancir Cardozo de França que trabalha na no setor de Uso do Solo. Já Ademir José Bornancin, que foi desenhista do setor de Projetos, comentou, emocionado, que já está com saudades dos colegas e do ambiente de trabalho. “Foram 34 anos dedicados ao Ippuc. É uma vida inteira. Por isso, a homenagem é tão especial”, destacou.

“Testemunhar a chegada do Ippuc aos 49 anos, sempre cumprindo com o seu papel, é algo inexplicável. O que fazemos aqui é transformar sonhos em realidade. É ajudar as pessoas a viver melhor e contamos com o reconhecimento dos curitibanos e de gente do mundo inteiro”, disse o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, ao se lembrar dos milhares de visitantes, brasileiros e estrangeiros, que o Instituto recebe anualmente. São estudantes, pesquisadores e profissionais de diversos setores, especialmente daqueles ligados ao Urbanismo, que vêm conhecer a história de sucesso do Ippuc na área de Planejamento Urbano.

Pelo mesmo motivo, o Ippuc foi grande vencedor do concurso realizado pela União Ibero-Americana de Municipalistas, em outubro 2014, com o case “Curitiba – Um contínuo processo de Planejamento Urbano”. O prêmio foi entregue na cidade argentina de San Juan durante o 11.º Congresso da entidade, que contou com cerca de mil participantes de 22 países.A vitória do Instituto deveu-se ao fato de a cidade nortear suas ações e iniciativas pelo mesmo Plano Diretor, em vigência há quase meio século, e ter como guardiã uma instituição como o IPPUC, referência mundial em sua área de atuação. E foi exatamente este Plano Diretor – que há mais de um ano passa pelo processo de revisão – que transformou Curitiba no ícone de modernidade e planejamento que é modelo para tantas outras cidades no Brasil e no exterior.