Planejamento urbano

Ippuc e vereadores se unem em atividades da revisão do Plano Diretor

27/03/2014 09:48:00

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realizou, na tarde desta quarta-feira (26), um workshop voltado aos vereadores do município sobre a revisão do Plano Diretor. O evento teve o propósito de unir e o Legislativo e o Executivo em torno do tema e alinhar as atividades.

Entre os 38 vereadores, compareceram 17 e outros cinco enviaram representantes. Cerca de 20 assessores técnicos da Câmara Municipal também compareceram.

O presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, fez uma apresentação aos representantes da Câmara mostrando o histórico do planejamento urbano da cidade, as iniciativas tomadas pelo Instituto na coordenação do processo de revisão do Plano Diretor e o cronograma de atividades. Ainda explicou os dez temas centrais que norteiam a revisão do Plano Diretor. “A participação ativa da Câmara Municipal é de fundamental importância nesse processo. Além de suas próprias contribuições, os vereadores podem trazer as sugestões de suas bases, o que enriquecerá sobremaneira o debate”, disse Pires.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, foi enfático ao definir a participação do Legislativo e do Executivo municipais nesse processo. “Nós não seremos conduzidos e não aceitaremos pressões deste ou daquele grupo. Ao contrário, nós é que vamos conduzir. Quem quiser participar da revisão do Plano Diretor que venha, junto com a Prefeitura de Curitiba e com a Câmara Municipal, debater e definir o que é melhor para a nossa cidade”, declarou Salamuni.

Nesse primeiro encontro, os vereadores apresentaram suas dúvidas, sugestões e expectativas. O líder do Prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), sugeriu a elaboração e distribuição de uma cartilha sobre o Plano Diretor de Curitiba para a comunidade, especialmente para os moradores da periferia. “Dessa forma, as pessoas terão mais informações e maior envolvimento com o tema”, reforçou Pedro Paulo.

O presidente do Ippuc explicou que aqueles que comparecerem à Audiência Pública Inaugural, que será realizada nesta sexta-feira, dia 28 de março, das 18h30 às 22h30, no Salão de Atos do Parque Barigüi, vão receber um informativo sobre o assunto elaborado pelo Instituto.

O vereador Tico Kuzma (PROS) parabenizou o Ippuc pela realização das oficinas nas administrações regionais e também por ter reunido os vereadores para apresentar a revisão do Plano Diretor. “Isso, de fato, aproxima todos os cidadãos desta temática. A população das regionais está participando diretamente do processo e nós, vereadores, vamos começar agora, inclusive, aprendendo mais sobre o tema”, assinalou Kuzma.

Durante o encontro, o vereador Bruno Pessuti (PSC), demonstrou preocupação em acelerar os debates em torno dos planos setoriais, que sempre ocorrem após o processo de revisão do Plano Diretor. “Em função dos prazos legais, a revisão dos Planos Setoriais está prevista para terminar em 2016. No entanto, muitos temas relacionados aos Planos Setoriais já começam a surgir no debate”, informou o presidente do Ippuc.

Cronograma

O vereador Jonny Sticca (PT), presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologia da Informação da Câmara Municipal, apresentou um cronograma de atividades do Legislativo em torno da revisão do Plano Diretor. Entre 15 de abril e 15 de dezembro, serão realizados debates e reuniões de grupos de estudos, além de audiências públicas voltadas aos seguintes assuntos: Economia Criativa e Cultura; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Cicloviária; Mobilidade Urbana e Transporte Integrado; Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária; Paisagem Urbana, Uso de Espaço Público, Áreas de Lazer e Esporte; Segurança, Defesa Social e Cidades Digitais; Uso do Solo, Zoneamento Urbano e Estudo de Impacto de Vizinhança; Planos Regionais e Setores Especiais; Região Metropolitana. “Temos de encarar a revisão do Plano Diretor de Curitiba como uma janela de oportunidades para planejar o futuro de nossa cidade. E queremos construir isso junto com o Ippuc e toda a comunidade”, enfatizou Jonny Sticca.

Também estiveram presentes ao evento os vereadores Mauro Ignácio, Toninho da Farmácia, Cristiano Santos, Serginho do Posto, Professora Josete, Jonny Sticca, Colpani, o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante, e o secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro.

Ferrante reforçou aos vereadores a importância da participação popular na revisão do Plano Diretor de Curitiba, destacando o grande interesse da comunidade em relação às Oficinas nas Regionais que iniciaram no dia 17 de março e vão até 3 de abril. “É muito gratificante constatar a união de propósitos, entre o poder público e a nossa sociedade, pelo bem de Curitiba”, enfatizou. Reginaldo Cordeiro, por sua vez, lembrou que a revisão do Plano Diretor é um dos temas centrais do Conselho Municipal de Urbanismo, que está ampliando o número de entidades com direito a voto. “Isso nos aproxima dos mais variados segmentos da sociedade civil organizada e amplia o debate em torno da revisão do Plano Diretor”, finalizou Cordeiro.