Cooperação

Ippuc dará suporte à revisão do Plano Diretor da cidade de Londrina

25/01/2018 13:49:00

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e do órgão coirmão de Londrina (Ippul), Reinaldo Gomes Ribeirete, assinaram nesta quinta-feira (25/1) um termo de cooperação técnica para o intercâmbio de conhecimentos, projetos e programas de interesse comum entre as cidades. O convênio auxiliará Londrina no processo de revisão do Plano Diretor.

O protocolo de intenções entre a capital e a cidade-polo do Norte paranaense foi endossado pelo prefeito Rafael Greca e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, que assinaram como testemunhas.

“Tenho grande satisfação em referendar esta cooperação, porque Curitiba deve muito a Londrina. Durante grande parte do século 20, os recursos da lavoura de café londrinense alimentaram o desenvolvimento urbano da capital”, disse Greca, que citou como marcos urbanísticos da capital, oriundos daquele período, o Palácio Iguaçu, a Biblioteca Pública, o Teatro Guaíra e a Praça 19 de Dezembro. “Ter o planejamento londrinense com o suporte do Ippuc fortalece o Paraná”, completou o prefeito.

Na opinião do secretário José Richa Filho, londrinense de nascimento, o suporte do Ippuc será de grande valia ao planejamento urbano de Londrina. “Tudo começa no planejamento e Curitiba tem experiência consolidada neste processo a partir do trabalho do Ippuc. É uma parceria que auxiliará Londrina que está em franco crescimento.”

“Agradeço ao presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur por viabilizar esta parceria. Estamos no processo de revisão do Plano Diretor e poder contar com o suporte do Ippuc nos ajudará bastante”, disse Ribeirete, que foi prefeito de Ibiporã, na gestão 2001/2004.

O protocolo de intenções entre o Ippuc e o Ippul tem por objetivo o estabelecimento de um programa de cooperação mútua visando ao desenvolvimento de trabalhos em áreas de interesse comum e o intercâmbio de conhecimento em planejamento urbano.

Fazem parte deste processo a realização de pesquisas conjuntas, a participação em workshops, seminários e encontros científicos e o desenvolvimento de publicações científicas e materiais didáticos de interesse de ambas as instituições. A vigência do convênio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.