Registrar
Prefeitura Municipal de Curitiba

Aniversário

Ippuc celebra 52 anos com retomada do planejamento urbano de Curitiba

01/12/2017 12:26:00

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) completa 52 anos de existência, neste 1º de dezembro, cumprindo o desafio do resgate do planejamento, traçado como meta nesta gestão. 

A data foi celebrada num café da manhã de confraternização dos servidores do Ippuc e convidados. O encontro no jardim do instituto foi animado pelo Conjunto de Choro e Seresta. “Este concerto nos jardins do Ippuc significa a harmonia que queremos ter do planejamento com a construção da cidade. Queremos retomar o papel do Ippuc como protagonista na restauração de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca. Neste ano, a busca pelo planejamento feito no Ippuc foi a maior que a dos últimos quatro anos.

“O Ippuc tem o dever de manter a sua fama, que não é uma antiga fama, mas que queremos que se multiplique por mais 50 anos, 100 anos, para a alegria de todos os que amam Curitiba”, celebrou o prefeito.

Na opinião do presidente do Ippuc e secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, a história do instituto se confunde com a do planejamento de Curitiba. “O planejamento da cidade também faz aniversário hoje. É a celebração de mais um ano de uma jornada sólida construída com o suporte de profissionais de excelência”. 

Jamur ressaltou que o Ippuc é importante em cada momento de Curitiba, desde as referências já consolidadas, também no presente, em que trabalha na revisão da Lei de Zoneamento ferramenta do Plano Diretor e nos planos setoriais com foco nas regionais. O Instituto também trabalha com vistas ao futuro com a integração dos processos de micro e macroplanejamentos.

O presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto, destacou o Ippuc como o indutor do planejamento da cidade e importante no atendimento às demandas crescentes. “Temos desafios em diversas áreas, como a mobilidade, na habitação, entre outras. Faço votos que o Ippuc continue ousando no planejamento da cidade”, definiu.

Estiveram presentes na celebração do aniversário do Ippuc, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, as vereadoras Julieta Reis e Fabiane Rosa e os vereadores Mauro Bobato e Geovane Fernandes.

Também prestigiaram o evento, os secretários municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias; do Turismo, Tatiana Turra; da Administração, Heraldo Alves das Neves; de Finanças, Vitor Puppi; a presidente ICS, Dora Pizzatto e o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o coordenador da Promoção da Igualdade Racial, Candiero e da assessoria de Direitos Humanos, Terezinha Beraldo Pereira Ramos, além dos administradores da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida e do Boqueirão, Ricardo Dias.

O secretário especial de representação do Estado em Brasília, Luciano Pizzatto também esteve presente.

Projetos
 

Aproximar o planejamento da realidade dos habitantes dos 75 bairros de Curitiba de forma que as demandas locais estejam alinhadas ao plano de desenvolvimento proposto para a cidade foi a tarefa definida pelo prefeito Rafael Greca na primeira reunião realizada no Ippuc, em 19 de janeiro deste ano.

De lá para cá, o Ippuc desenvolveu projetos e estudos que contemplam as 10 administrações regionais da cidade que vão desde grandes intervenções, como para o término da Linha Verde, os projetos das alças do viaduto Pompéia, do Terminal do Tatuquara e do viaduto do Órleans e ações de recuperação de espaços urbanos como o novo restaurante popular do Capanema, entre outras.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba foi criado em 1965, no processo de discussão do plano preliminar de urbanismo da cidade, com o objetivo de desenvolver, detalhar e monitorar a implantação do Plano Diretor. Desde então tem cumprido o papel de monitorar o planejamento e de propor estudos, projetos e soluções para o desenvolvimento ordenado da capital paranaense.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484