São Francisco

Inovação e resgate histórico são marcas da nova unidade da Fiep

31/01/2018 16:40:00

Resgate histórico, incentivo à cultura e inovação caminham juntos nas novas sedes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O presidente da instituição, Edson Campagnolo, visitou o prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (31/1) para apresentar os projetos das quatro novas unidades da Fiep na CIC, Boqueirão, Jardim Botânico e no São Francisco.

O prédio do São Francisco será o primeiro completamente sustentável da instituição e será inaugurado ainda em 2018. Com sistema de reaproveitamento de água, captação de energia solar, isolamento térmico e acústico e ar-condicionado natural, terá a certificação LEED Platinum, que reconhece edificações sustentáveis em todo o mundo.

Para o prefeito, a unidade será uma importante contribuição para a revitalização do bairro. “A localização é muito bonita, ao lado da Capela Luterana Igreja de Cristo, construída no princípio do século 20”, comentou Greca. No prédio funcionava a antiga Malharia Curitibana.

Greca também falou sobre outras funções importantes que o local pode desempenhar. “Será um legado interessante para a cidade, funcionando como liceu de artes e profissões e um grande centro cultural”, afirmou o prefeito.

A unidade terá 7 mil m² e terá teatro, escola e uma galeria de arte. Campagnolo também destacou a construção do Instituto Senai de Inovação, no Jardim Botânico. Com área de 29 mil m², ficará ao lado do Campus da Indústria, também da Fiep, e próximo ao Vale do Pinhão. “Nossos projetos estão bem integrados com a visão do prefeito de resgatar o patrimônio histórico, mas ao mesmo tempo olhar para o futuro”, explicou.

Também participaram da reunião o advogado da Fiep, Marcos Guimarães, o engenheiro da Fiep, Cláudio Mafra, o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o secretário Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Júlio Mazza de Souza, e o vereador Pier Petruzziello.