Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Administração Pública

Imap faz 54 anos com redução de gastos e cursos para servidores

18/12/2017 17:10:00

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) reuniu os servidores nesta segunda-feira (18/12) para comemorar 54 anos de atividade. A autarquia foi criada em 18 de dezembro de 1963 pelo então prefeito, Ivo Arzua Pereira, com a missão e desafio de capacitar os servidores e desenvolver atividades de apoio para o desenvolvimento pessoal e profissional. De lá pra cá, o Imap se tornou referência nacional na produção de cursos, publicações e métodos de ensino e no aprimoramento da gestão pública.  

Rosana Lopes foi a primeira servidora nomeada no Imap, em 18/11/1991. Até hoje, o que mais a motiva é ver a evolução dos servidores, que avançam no desenvolvimento das atividades com a capacitação disponibilizada pelo Imap. “O que mais me motivou foi ver o quadro de servidores evoluir, o Imap capacitou diversos funcionários com conhecimento primário, educação básica e hoje a maioria tem ensino superior e até especialização”, comentou.

Quem também foi nomeada na primeira turma de concursados é a coordenadora do núcleo de Informação e Tecnologia do Imap, Andrea Cristina Lima Duarte Ferreira. “No começo eram dois computadores, tela verde, um era do RH e outro do setor de tecnologia, os demais usavam máquinas de escrever, não tínhamos internet, Windows, rede, e-mail e conexões. Hoje são 130 estações de trabalho conectadas à internet e de ultima geração”, relembrou.

O Imap hoje

A atual gestão do Imap recolocou o instituto em posição de vanguarda e com as contas em dia. Todas as pendências financeiras herdadas foram encaminhadas e sanadas graças à readequação administrativa da instituição, que eliminou desperdícios e reduziu gastos sem comprometer a qualidade e a quantidade dos serviços prestados. “O ano de 2017 foi de superação, assim como fez a Prefeitura de Curitiba nós também colocamos a casa em dia. O Imap se reinventou, adquiriu responsabilidades e graças a todos os funcionários voltamos a ter capacidade de investir, inovar e ampliar os serviços”, comenta o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

A economia feita no Imap passa dos 40%, com o corte de telefones celulares coorporativos, a redução dos gastos com transportes, aluguéis, cópias, manutenção, limpeza e a renegociação e redução nos valores de todos os contratos. Também foi possível criar a primeira pós-graduação em Administração Pública, chancelada pela Secretaria Estadual de Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que está capacitando servidores e membros da comunidade sem qualquer cobrança de mensalidade ou material didático.

Seguindo essa linha de melhor servir o povo de Curitiba e ao mesmo tempo integrado com a Região Metropolitana, o Imap montou e faz a gestão do Worktiba Barigui, coworking público criado pelo prefeito Rafael Greca para atender, integrar e capacitar os empreendedores de Curitiba. Também se destaca nacionalmente com programas como o Fala Curitiba, que ampliou de dez para mais de 80 as consultas públicas nos bairros. O instituto também estruturou e monitora as ações contidas no Plano de Governo e elaborou a reestruturação funcional do município.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484