Regional Boa Vista

Idosos se cuidam nas turmas de atividades físicas gratuitas

15/05/2019 15:15:00

Estão cada vez mais animadas as aulas de atividade física promovidas pelas unidades de saúde da Regional Boa Vista em espaços de saúde, salões de igreja, pracinhas, quadras de futebol e no Clube da Gente.

São atividades gratuitas de alongamento, fortalecimento muscular e atividade cardiovascular que acontecem de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, para garantir a participação de todos que quiserem cuidar da saúde se movimentando.

Para participar - não há limite de idade - basta procurar a unidade de saúde de referência, se informar sobre horários e locais mais adequados.

As atividades reúnem homens e mulheres que querem melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. “Fazer exercício alivia as dores do corpo e faz a gente feliz”, diz Hélio da Costa, 59 anos, integrante do grupo que se reúne nas manhãs de terça-feira, no salão paroquial da Igreja Santa Madalena Sofia, no Bairro Alto.

Convivência social

O casal de aposentados Regina Schultz, 76 anos, e Afonso Schultz, 77 anos, participa de vários grupos, garantindo a prática de atividades físicas três vezes na semana. “Melhora a agilidade, o raciocínio e a alegria de viver”, conta Afonso.

Para Regina, que também participa de um grupo de reabilitação cardiovascular, as aulas contribuem para mantê-la saudável, mas sobretudo para a convivência social. “Fazemos amizades, nos divertimos e cuidamos juntos da nossa saúde”, conta a aposentada.

A turma tem 60 integrantes, a maioria de idosos, e é orientada pelo profissional de Educação Física do Distrito Sanitário Boa Vista Valério Henrique Dezan. A animação domina os 60 minutos de atividades e ninguém consegue ficar parado.

Além da prática corporal os participantes passam por avaliação física e recebem orientações nutricionais. Para idosos com mais de 80 anos o cuidado é ainda maior. O grupo recebe orientações e encaminhamentos para uma vida com saúde e autonomia.

As aulas são desenvolvidas pelos Profissionais de Educação Física Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), a partir do programa Escute o Seu Coração. O programa estimula a população a adotar estilos de vida saudáveis e prevenir doenças cardiovasculares.

Para saber mais clique aqui.