Pinheirinho

Idosos da Casa do Vovô recebem visitas de alunos da Feaes

06/12/2017 17:45:00

Profissionais de saúde que participam do curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde do Idoso organizaram, nesta quarta-feira (06/12), uma visita à Casa do Vovô, no bairro Pinheirinho. O curso é promovido pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes).

Além do momento de conversa, os alunos organizaram um café da tarde para os 20 idosos que moram no local, com som ao vivo de moda sertaneja.  Também foram arrecadados produtos de higiene pessoal, limpeza, roupas, sapatos, cobertores, toalhas, jogos de tabuleiro, fraldas geriátricas e alimentos.

A vivência foi pensada como atividade para a disciplina de Participação social e promoção da saúde no envelhecimento. “A melhor forma de atingir nosso objetivo, que é mostrar o envelhecimento além da doença, foi experimentar na prática as ações de promoção e qualidade de vida”, explica Isabel Zanata, coordenadora de Ensino e Pesquisa.

Esta “outra realidade” emocionou a fisioterapeuta Ana Cristina Lamezon. Ela que trabalha no Centro de Terapia Intensiva do Hospital do Idoso se diz “acostumada” com o ambiente hospitalar. “É fantástico ver os idosos bem, independentes, mesmo que institucionalizados, pois quando atendemos nossos pacientes queremos voltar a vê-los assim”, descreve Ana.

A residente em fonoaudiologia do Programa de Saúde do Idoso, Paloma Alves Miquilussi, destaca que nenhuma aula teórica poderia reproduzir a experiência da visita. “Ações como essa conciliam a teoria à prática e nos ajudam a ver a real necessidade dos idosos no dia a dia”, comenta.

A visita também traz benefícios aos idosos institucionalizados, relata a técnica de enfermagem Natália Cavalheiro Jacomasso, funcionária da Casa do Vovô. “Além de quebrar a rotina, propicia interação social, uma vez que a maior parte dos idosos não recebe visita de familiares”, afirmou.

Novas histórias e troca de experiências foi o que mais chamou a atenção do aposentado RS*, 62 anos. “Acho muito, é bom conversar coisas novas”, disse. Sempre próximo à dupla de voluntários que tocavam e cantavam músicas sertanejas, se emocionou durante a apresentação. (* ele pediu para não ser identificado).

Curso

O curso promovido pelo setor de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) é voltado para profissionais do Hospital do Idoso Zilda Arns, Serviço de Atenção Domiciliar e alunos do primeiro ano do Programa de Residência Multiprofissional.

Com duração de um ano e carga horária de 180 horas, tem como objetivo desenvolver um olhar específico e integrado de atendimento a esta faixa etária, capacitando os profissionais da saúde que atuam junto à população idosa com foco na manutenção e a recuperação da capacidade funcional, no controle dos fatores que interferem no estado de saúde dessa população.

Instituição

A Casa do Vovô do Pinheirinho é uma Unidade de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e de Acolhimento Institucional, administrada pela Fundação de Ação Social (FAS), que atende 20 idosos, homens, em situação de rua.