Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Prefeito no Ippuc

Hospital Erasto Gaertner terá estação humanitária de transporte

07/02/2017 15:13:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonoras: Rafael Greca e André Lago

Baixe o Flash Player.

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta terça-feira (7), no Ippuc, a diretoria do Hospital Erasto Gaertner. Greca determinou que seja elaborado um projeto para a implantação de uma estação de ônibus, no pátio do hospital, para atender aos pacientes e familiares.

A orientação do prefeito atende a uma série de demandas apresentadas pelos diretores do Erasto Gaertner. Também foi dado encaminhamento ao pedido de andamento do Plano Diretor da instituição, já aprovado pelo Conselho Municipal de Urbanismo, e ao estudo de viabilização do Centro de Acolhida Dona Lourdes Canet como núcleo de atenção a pacientes em situação terminal.

“Recebi a diretoria do Erasto Gaertner para tratar do Plano Diretor daquele importante endereço de saúde e orientei a equipe do Ippuc a abrir, no hospital, um terminal humanitário, para que os ônibus passem a parar lá dentro”, disse Greca.

O Plano Diretor do Erasto Gaertner vai nortear, pelos próximos 15 anos, o crescimento e a expansão do hospital, centro brasileiro e latino-americano da cura do câncer. Para o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago, o resultado da reunião com o prefeito foi produtivo. “Firmamos um elo entre a nossa instituição e as equipes técnicas da prefeitura”, disse Lago. “O hospital tem um plano que prevê a sua modernização para os próximos 15 anos. A gente enxerga que a Prefeitura e a secretaria municipal de Saúde estão inseridas nesse planejamento para garantir a implantação de todos os projetos”, completou Lago.

Estação humanitária

De acordo com o prefeito, o terminal de ônibus será envolvido por jardim de rosas que ligará o hospital ao bosque “e que será dedicado à saudosa memória de dona Anita Gaerter, primeira-dama de Curitiba, viúva do prefeito Erasto Gaerter e pioneira paranaense na Rede Feminina de combate ao Câncer no Paraná.”

Com a finalização das obras do eixo Norte da Linha Verde, antes de chegar ao ponto final, o ônibus da linha Praça Carlos Gomes-Hospital Erasto Gaertner poderá fazer a integração ao sistema expresso nas estações-tubo UFPR e Jardim Botânico.

O superintendente do Erasto Gaertner destacou que a integração pelo transporte público vai ajudar a locomoção não apenas dos pacientes, mas também dos familiares e dos colaboradores do hospital. “A ideia é que seja uma estação humanizada e preparada para atender nos tempos de frio, calor ou de chuva, garantindo a acessibilidade plena das pessoas.”  

Bosque da Saúde

Outro pedido apresentado pelos administradores do hospital e encaminhado pelo prefeito para projeto no Ippuc foi o da Casa de Acolhida e Apoio Lourdes Canet, também pertencente ao hospital. A casa de acolhida deverá estar ligada à área onde hoje está o Bosque da Cidade, em meio a um pinheiral nativo próximo da UFPR, e que será batizado de bosque da saúde.

“Nosso projeto é criar um hospice, estrutura de acompanhamento que garanta o bem-estar clínico, psicológico e emocional dos pacientes e familiares”, observou Lago.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484