Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Saúde

Hospital do Idoso recebe certificação internacional em tecnologia da informação

04/11/2015 16:01:00

O Hospital do Idoso Zilda Arns recebeu na tarde desta quarta-feira (4) a certificação internacional pelo uso da tecnologia de informação para melhoria da segurança do paciente.

É a primeira instituição 100% SUS do Brasil e a única da região Sul a atingir o nível 6 da escala de avaliação da Himss (Healthcare Information and Management Systems Society), organização global e sem fins lucrativos responsável pelo processo de certificação.

O evento ocorreu em São Paulo durante a Conferência Latino Americana da Himss. O certificado foi entregue ao diretor da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Gustavo Schulz. Também receberam a premiação Unimed de Volta Redonda e os hospitais Santa Paula, Samaritano e Oswaldo Cruz de São Paulo. Além desses, apenas o Hospital Sírio Libanês (SP) e a Unimed de Recife haviam recebido a nota 6. Em todo o mundo, cerca de 200 hospitais estão no nível 6 e apenas seis detém a nota 7.

O Hospital do Idoso Zilda Arns foi planejado para ter todos os seus processos de forma digital e conta, entre outros mecanismos, com prontuário eletrônico do paciente, checagem de medicação beira leito por meio de código de barras, com sistema de alerta contra erro de medicação, dosagem e horário. Todos os exames de imagem e clínico-patológico podem ser acessados pelo médico eletronicamente, descartando a necessidade de papel.

“O prêmio é a prova de que a saúde pública pode avançar muito em tecnologia da informação em benefício da segurança do paciente, tornando os ambientes de saúde cada vez mais digitais e facilitando a arte de cuidar bem das pessoas”, disse Gustavo Schulz.

“Sendo um hospital público, vocês têm pontos para atravessar que são muito mais difíceis que as instituições privadas, que tem mais recursos, mas pelas ações consistentes certamente chegarão ao nível 7, nível máximo da certificação”, descreveu a auditora Isabel de Jesus Simão.

O uso da tecnologia contribui para elevar a segurança dos procedimentos, além de evitar desperdícios de recursos. Quanto mais informatizado os processos, maior a nota que o hospital pode receber (numa escala de zero a sete). Apenas as entidades com nota superior a seis passam por avaliação presencial com auditores da Himss para receberem a certificação e selo internacional. Os auditores estiveram no mês passado em Curitiba para conhecer o Hospital do Idoso e avaliar os processos utilizados no cuidado com os pacientes.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484