Sáb, 20/12/14

Saúde 2012

Hospital do Idoso, laboratório e 6 novas centrais de raio-x

28/03/2012 11:57:00

Mais dez equipamentos de saúde serão entregues pela Prefeitura no primeiro semestre de 2012. Entre eles estão um hospital, um laboratório de análises clínicas, duas unidades de atendimento e seis centrais de radiologia. Especializado em geriatria, gerontologia e clínica médica, o Hospital do Idoso Zilda Arns deverá entrar em funcionamento até o final de março, no bairro Pinheirinho.

Com aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída, ele terá 141 leitos de enfermaria, terapia intensiva e cuidados intermediários.  Além disso, o Hospital do Idoso contará com centros cirúrgicos, serviço de atendimento domiciliar no pós-alta (para suporte inicial aos pacientes e seus cuidadores) e central de diagnóstico por imagem.

Além de fazer exames nos pacientes internados no hospital, essa central emitirá os laudos referentes aos exames que, também a partir de 2012, passarão a ser feitos nos centros municipais de urgências médicas (CMUM) Fazendinha, Boqueirão, Boa Vista, Sítio Cercado, CIC e Cajuru. A inovação agilizará o atendimento, uma vez que atualmente, para se submeter ao exame, os pacientes precisam ser levados até os hospitais universitários que dão suporte aos CMUM.

Também estão na agenda de inaugurações as novas sedes das unidades de saúde Parolin, na Regional Portão, com 510 metros quadrados, e São Braz, na Regional Santa Felicidade, com 580 metros.  Cada uma terá área de múltiplo uso comunitário anexa.

A área anexa, denominada Espaço Saúde, oferecerá estrutura para a realização de atividade física, palestras e cursos complementares ao atendimento clínico tradicional. O Portão, próximo à Unidade Vila Feliz, também será a sede do novo Laboratório Municipal.

Novas unidades - Em 2011, outros 14 equipamentos foram incorporados à rede física da Secretaria Municipal da Saúde: três unidades de atendimento: Abranches e Barreirinha, na Regional Boa Vista, e Santa Amélia, no Portão.

A rede de saúde ganhou também 11 Espaços Saúde, para uso comunitário, vinculados às unidades Pompeia, Portinari, Fernando de Noronha, Bom Pastor, Pinheiros, Tapajós, Irmã Tereza Araújo, Eucaliptos, Camargo, Aurora e Santa Quitéria.