Segurança no Centro

Guarda, Polícia Civil e PM prendem quadrilha que agia na Tiradentes

12/07/2018 16:19:00

A Guarda Municipal e a Polícia Civil tiraram de circulação a maior quadrilha que praticava furto e roubo nos arredores da praça Tiradentes, com operação deflagrada nesta quinta-feira (12). Doze pessoas foram presas na ação desencadeada pelo 1º Distrito Policial da Capital e que contou com o apoio da Polícia Militar e, ainda, do setor de inteligência da Secretaria Municipal da Defesa Social. Uma mulher está foragida.

As equipes que participaram da investigação acreditam que os suspeitos chegavam a fazer cerca de dez vítimas por dia, principalmente idosos. "Esse trabalho conjunto entre as forças de segurança é mais uma demonstração do nosso esforço diário para garantir mais segurança às pessoas que frequentam o Centro de Curitiba, além da presença constante de equipes da GM nas praças", disse o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

"Cavalo louco"

Foram cumpridos 18 mandados judiciais. “Após a escolha da vítima, eles utilizavam força física, o chamado golpe do “cavalo louco”, para que os demais integrantes da quadrilha pudessem simular que estavam ajudando a pessoa lesada, enquanto estavam praticando o furto na busca de pertences pessoais, como carteira, celular e dinheiro”, explica o delegado responsável pela ação, Cassiano Alfiero.

Na residência dos envolvidos, as equipes apreenderam vários celulares, além de um simulacro de arma de fogo. Os celulares serão periciados para tentar localizar os receptadores dos objetos.

Todos os suspeitos foram autuados pelos crimes de furto, roubo e associação criminosa. A maioria tem antecedentes criminais por crimes contra o patrimônio (furto e roubo). Agora, todos encontram-se à disposição da Justiça.