Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Qui, 30/10/14
Tempo Hoje
maxima minima
29º
17º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Mais segurança

Guarda Municipal terá curso na UTFPR em monitoramento de câmeras

11/08/2010 11:01:00 | Autor: IMPRENSA | Fonte: Defesa
  • Compartilhe

A Secretaria Municipal da Defesa Social realizou um sonho antigo. Agora, os guardas municipais poderão realizar cursos técnicos de aperfeiçoamento e capacitação na UFTPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tudo graças à parceria pioneira firmada entre a Secretaria de Defesa Social e a UFTPR.

O anúncio da parceria foi feito nesta terça-feira (10) pelo secretário municipal da Defesa Social, Marcus Michelotto, e pelo reitor da UFTPR, Carlos Eduardo Cantarelli.

"Essa parceria era uma vontade antiga da secretaria. Agora, com essa aproximação, teremos novas qualificações para Guarda Municipal. Aqui, eles encontrarão cursos especializados em monitoramento, alarme e outras especialidades que vão somar conhecimento no trabalho do dia a dia", destaca Michelotto.

O primeiro curso da parceria, de rede de computadores, já começou, com uma turma de 17 guardas municipais e três técnicos da ICI - Instituto Curitiba de Informática, também parceiro da secretaria.

Durante as próximas 10 semanas, os profissionais vão aprimorar os conhecimentos para aplicá-los no sistema de monitoramento eletrônico de segurança de Curitiba.

O sistema tem hoje 88 câmeras de segurança monitoradas pela Guarda, sendo 45 na área central e 43 nas regionais. Já está em processo de licitação a instalação de mais 77 câmeras, 57 no Sítio Cercado e 20 na área central.

Além das aulas no laboratório de informática da UFTPR, os guardas municipais poderão praticar os conhecimentos adquiridos. Através da parceria com o ICI, foi montado um laboratório permanente com 10 computadores no posto da Guarda Municipal no Parque Barigui.

Os guardas terão aulas nas terças e sextas-feiras na UFTPR e às quartas-feiras, no novo laboratório da Guarda.

"Esses cursos não têm custo nenhum para Prefeitura. Nós estamos preparando a corporação para a expansão do sistema de monitoramento da cidade e também visando a Copa do Mundo de 2014. Além disso, esse curso vai aprimorar o serviço de inteligência da Defesa Social", diz o supervisor da Guarda Municipal Antônio Carlos de Andrade.

A expectativa é explorar ao máximo a nova parceria através da abertura de novas turmas. O projeto é permitir que todos os guardas municipais passem pela inclusão digital.

 

  • Compartilhe
Leia Mais
Nenhuma notícia associada.