Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Defesa Social

Guarda Municipal faz operações preventivas no transporte coletivo

07/12/2018 10:22:00

Guardas municipais do núcleo Boqueirão iniciaram uma nova operação de prevenção, com foco no transporte coletivo, nesta quinta-feira (6/12). Os Grupos Especiais de Operações (GOE) e com Cães (GOC) da Guarda Municipal auxiliaram nos trabalhos, desenvolvidos na estação-tubo Eucaliptos.

“São operações que demonstram a presença da Guarda Municipal em locais e horários variados. Quem pensa em cometer algum delito dentro do ônibus vai pensar duas vezes”, disse o inspetor chefe do núcleo regional da Defesa Social no Boqueirão, Vilson Stempinhaki.

Foram cerca de 40 pessoas abordadas, em ônibus da linha Circular Sul, em ambos os sentidos da estação-tubo. Durante a ação, equipes da GM verificam possíveis irregularidades. São feitas abordagens, checadas passagens pela polícia e os cães auxiliam na busca por drogas. “Esse tipo de operação é feito rotineiramente em linhas consideradas mais sensíveis e que recebem reclamações de passageiros, para coibir delitos”, acrescenta Stempinhaki.

A ação operacional desta quinta-feira no Boqueirão marcou o encerramento da carreira do supervisor José Francisco Martins Correia. Na corporação há 30 anos - integrou a primeira turma formada da GM de Curitiba - ele se aposenta nesta sexta-feira (7/12).

A data de início ele faz questão de lembrar. “Desde 4 de agosto de 1988. Trabalho durante todo esse tempo de maneira ostensiva, na rua, fazendo patrulhamentos”, conta ele, que acompanhou o crescimento e evolução da corporação na cidade, atendendo aos mais variados tipos de ocorrência. “De homicídio a parto de uma criança”, diz Correia.

No seu último dia de trabalho, ele sente satisfação de ter convivido com seus companheiros de trabalho. “Vai dar uma dorzinha no coração, mas sigo com a certeza do dever cumprido”.

Regional Tatuquara

Na noite de quarta-feira (5/12), outra operação com foco no transporte coletivo foi feita pela Guarda Municipal, desta vez pelo núcleo Tatuquara. Sete ônibus de diferentes linhas foram abordados. “Explicamos a motoristas e passageiros o intuito da ação, que pode voltar a ocorrer em outros dias e horários, para prevenir delitos no transporte coletivo”, conta o inspetor da GM Marcos Antonio Szumski, que coordenou a atividade.

“Foram beneficiadas aproximadamente 430 pessoas que vinham dos bairros Pinheirinho ou CIC com destino ao Tatuquara, Campo de Santana e Jardim da Ordem”, diz Szumski.

Em estações-tubo e também em terminais de ônibus, guardas municipais fazem a Patrulha do Transporte Coletivo, com policiamento preventivo. Esse trabalho tem tido resultados efetivos, com prisões rotineiras de suspeitos de vandalismo, furto, casos de assédio sexual e, ainda, de foragidos da Justiça.

A Guarda Municipal atende a população 24 horas por dia, por meio das chamadas que chegam pela Central de Operações (telefone 153) e pelo acionamento de viaturas nas dez regionais da cidade.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484