Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Greca recebe propostas para conselho, lei e fundo de inovação

04/09/2017 17:55:00

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta segunda-feira (4/9) as propostas para a criação de um conselho, uma lei e um fundo municipais para ampliar o ecossistema da inovação da cidade.

“É minha ideia ampliar o ambiente de inovação de Curitiba. A ideia do Vale do Pinhão é que contemplemos a antiga missão das nossas pinhas que, transformadas em espécie de hélices de vida, fazem brotar as araucárias. É trazer para nossa cidade uma energia semelhante à do Vale do Silício”, comentou o prefeito, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Greca também ressaltou a importância de inovar para vencer os desafios. “O fundamental para todos nós é que a necessidade humana cobra de todos uma energia positiva, uma capacidade de superar as dificuldades. Assim é que recebo esse projeto de lei, que demorou nove meses para chegar na minha mão. Ele será lido pela Procuradoria para ser encaminhado à Câmara Municipal e ser votado.”

Durante nove meses, as propostas foram desenvolvidas por representantes de universidades (UFPR, UTFPR, PUC e UP), da Fiep, do Sebrae, da ACP, da Fecomercio e da Prefeitura - representada pelo Ippuc e a Secretaria de Finanças, com a coordenação da Agência Curitiba de Desenvolvimento. Agora elas seguem para validação interna na Prefeitura para, na sequência, serem enviadas para votação na Câmara Municipal.

“A cidade vai voltar a inovar e desenvolver o empreendedorismo, como fez na década de 90 com os Faróis do Saber e as Ruas da Cidadania e na década de 70 com o transporte coletivo” comentou o presidente da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda.

Participaram os vereadores Thiago Ferro e Osias Moraes; o diretor Administrativo e Financeiro da Agência Curitiba, Fernando Laporte Stephanes; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a gestora nas administrações regionais de Políticas para Mulheres, Goretti Bussolo; a assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres de Curitiba, Terezinha Beraldo Ramos; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, Sandra Praddo e o assessor da presidência da Fecomércio, Edson Luiz Guariza.

Das universidades, participaram a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto; o pró-reitor da Pró-Reitoria, Douglas Paulo Bertrand Renaux; o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UTFPR, Gilberto Branco; o assessor do reitor da Universidade Federal do Paraná UFPR, Egon Walter Wildauer; e os reitores da PUCPR, Waldemiro Gremski e da UP, José Pio Martins.

Também acompanharam o encontro o coordenador do Instituto ACP para Inovação, Eduardo Christiano Lobo Aichinger; o delegado representante junto ao Conselho da CNI, Rodrigo Rafael de Medeiros Martins; o diretor de Operações do Sebrae, Julio Cezar Agostini; o consultor do Sebrae para Assuntos de Inovação e Tecnologia, Luiz Gustavo Comeli; e o gerente do Sebrae Regional Leste, José Ricardo Castelo Campos.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484