Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Da Fagundes Varela ao Atuba

Greca encaminha finalização do trecho norte da Linha Verde

13/06/2017 16:06:00

O prefeito Rafael Greca assinou nesta terça-feira (13/6), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os documentos finais que serão remetidos à Caixa Econômica Federal para o andamento das obras do último trecho da Linha Verde Norte, desde a altura da Rua Fagundes Varela até ao Atuba, na divisa com Colombo.

As obras do trecho final do eixo norte da Linha Verde têm custo estimado de R$ 77 milhões, com recursos a fundo perdido do Orçamento Geral da União (OGU).

“É com alegria que o presidente do Ippuc e eu acolhemos este projeto para enviar a Brasília e terminar a Linha Verde”, afirmou ao prefeito ao cumprimentar a equipe da supervisão de Implantação do Ippuc, responsável pelos encaminhamentos do projeto.

Foram remetidos à Caixa, o Plano de Trabalho, o Quadro de Composição de Investimentos e o Cronograma de Implantação do trecho do lote 4.1 da Linha Verde, que começa no Rio Bacacheri (nas proximidades da Rua Fagundes Varela) e segue até ao Atuba numa extensão de 2.840 metros.

Este é o processo final de aprovação do projeto junto ao banco para a que seja feita a validação com o Ministério das Cidades e a posterior autorização do processo licitatório para o início das obras.

Linha Verde Norte
O trecho Norte da Linha Verde vai desde a região do Jardim Botânico ao Atuba, na divisa com Colombo, somando 10km de extensão. Este trecho foi dividido em quatro lotes de obras: Lote 1, de 2,3 km de extensão, entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã, já finalizado; lote 2, Viaduto da Victor Ferreira do Amaral (não iniciado); o lote 3, que está em obras desde a Victor Ferreira do Amaral à Rua Fagundes Varela (Conjunto Solar); e o Lote 4, da Fagundes Varela ao Atuba, que está em fase de aprovação. 

No trecho Norte, a Linha Verde Norte passa pelos bairros Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Bairro Alto, Bacacheri, Tingui e Atuba. Ao final serão nove estações: Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, Avenida das Torres, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica.

Eixo Sul
A primeira etapa de obras, no Eixo Sul, foi entregue em 2009 ligando a região do Pinheirinho ao Jardim Botânico, num trecho de 9,4 km, passando pelos bairros Pinheirinho, Xaxim, Capão Raso, Fanny, Parolin, Novo Mundo, Hauer, Guabirotuba, Prado Velho e Jardim Botânico.

São seis as estações do trecho sul da Linha Verde: Vila São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal Floriano, Avenida das Torres.

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484