População atendida

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonoras: Rafael Greca, Beto Richa

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa assinaram nesta quarta-feira (2/8), no Palácio Iguaçu, um convênio que prevê repasse de R$ 30 milhões para reciclagem do asfalto de 34,5 quilômetros de 61 ruas da capital. O recurso da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística será transferido para Curitiba a fundo perdido.

“A assinatura desse convênio representa a boa parceria de Curitiba com o Governo do Paraná. Vamos asfaltar ruas da nossa cidade com asfalto de qualidade, esse é meu compromisso”, afirmou o prefeito.

Greca agradeceu aos vereadores pela aprovação do Plano de Recuperação de Curitiba, que deu condições de gerenciamento sustentável das finanças municipais. O município só pode formalizar o convênio desta quarta-feira porque conseguiu a certidão negativa junto ao Tribunal de Contas.  “Foram projetos que permitiram a Curitiba conseguir a certidão negativa e voltar a receber recursos para obras. Gestão também é obra”, afirmou o prefeito.

Além dos R$ 30 milhões, a Prefeitura também negocia com o Governo do Paraná a formalização de outro convênio, de R$ 35 milhões, para obras de fresagem do asfalto de diversas ruas, um financiamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. “Temos uma parceria importante com Curitiba, que hoje está de portas abertas para o apoio do Estado. A cidade ficou muito tempo abandonada e com isso houve um retrocesso em áreas importantes, como a pavimentação. Por isso, esse convênio com a cidade é fundamental para melhoria da qualidade de vida dos curitibanos”, afirmou Richa.

Asfalto novo

A definição das 61 ruas que terão melhorias foi feita de acordo com levantamento das Administrações Regionais e da Secretaria Municipal de Obras Públicas. “Todas as dez Regionais de Curitiba receberão, a partir de agora, asfalto novo e de qualidade. Um compromisso que assumimos e estamos cumprindo graças ao ajuste fiscal que aprovamos com apoio dos vereadores”, afirmou Eduardo Pimentel, vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura.

Ele agradeceu o trabalho da equipe de Obras pela elaboração técnica do convênio e explicou que uma das prioridades da gestão será o atendimento de bairros sem a infraestrutura adequada. Destaque para Regional Tatuquara, que receberá obras em dez quilômetros de ruas, o que representa 28% do convênio.

Usina de Asfalto

Com o convênio, a Prefeitura reforça as obras de recape já iniciadas com a reativação da Usina Norte de Asfalto em março, com a presença do governador e prefeito. Desde então, foram iniciadas obras em 13,3 quilômetros de 18 ruas da cidade.

A Usina Norte foi inaugurada em 2007, na gestão do então prefeito Beto Richa. Com a reativação, é possível reduzir em até 30% o custo com produção de massa asfáltica. Uma importante obra feita com massa da usina é o recape da Rua Mateus Leme, iniciada nesta quarta-feira.

Presenças

Participaram do evento a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto, o líder do Governo na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello, vereadores, secretários municipais e estaduais, administradores regionais e lideranças de bairro.