Greca discute atendimento aos moradores de rua com Igreja Católica

20/04/2017 17:21:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonoras: Rafael Greca, Larissa Tissot, Padre Élio José Dall'Agnol, Padre Luciano

A difícil situação dos moradores de rua do Centro ocasionou uma reunião entre padres das igrejas da região com o prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (20/04). Os párocos discutiram com o prefeito alternativas para solucionar a questão, envolvendo os serviços municipais de ação social, segurança pública, obras e urbanismo. Greca contestou o trabalho com moradores de rua que vinha sendo feito pela Prefeitura nos últimos quatro anos. “Não posso concordar com essas visão de que a rua é para se morar”, disse ele.

O cônego da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, padre Élio José Dall’Agnol, saiu esperançoso da reunião. “Vivemos uma situação difícil, mas as propostas aqui colocadas podem reverter essa condição.” Segundo Dall’Agnol, nos últimos quatro anos foram feitos pedidos por uma atuação mais incisiva da Prefeitura no Centro, mas nada foi realizado.

O prefeito também anunciou que pretende criar novos locais para acolhida de pessoas carentes, utilizando espaços abandonados ou ociosos, como é o caso do prédio do Laboratório Municipal de Curitiba. Ele também colocou à disposição os serviços da Secretaria Municipal de Saúde. “Temos muitas pessoas em situação de demência e drogadição nas ruas”, lembrou.

Novos módulos

A questão da segurança no Centro também foi discutida. O prefeito anunciou a instalação de dois módulos da Guarda Municipal na região, que estarão localizados na Praça Tiradentes e no Setor Histórico, próximo ao Memorial de Curitiba. Greca também falou sobre a instalação de um novo centro de operações da Polícia Militar no prédio da antiga sinagoga, na Praça Santos Dumont, uma parceria entre Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba e comunidade israelita.

Outro pedido dos participantes foi a iluminação cenográfica nas igrejas, que valoriza a arquitetura destes “importantes endereços da fé cristã de Curitiba”, como definiu Greca. O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, afirmou que vai estudar a melhor forma de atender a demanda. O prefeito lembrou que iluminação adequada também se reflete em segurança. “Segurança é luz e transparência, temos que dar essa visão para o Centro.”

O reitor da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, padre Waldir Gomes Zanon Jr., solicitou apoio da Prefeitura para resolver infiltrações, que podem afetar o Museu de Arte Sacra, um dos mais visitados da cidade. Greca conversou com o secretário municipal do Urbanismo, o arquiteto Marcelo Ferraz César, para que dê apoio à Igreja.

O prefeito solicitou à presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Larissa Tissot, e ao coordenador operacional da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Jr., que atendam as solicitações dos padres prontamente, pois além de congregar um grande número de pessoas, as igrejas são pontos turísticos da cidade. “A reunião foi positiva e acredito que podemos trabalhar em parceria com as igrejas para potencializar nossa atuação”, afirmou Larissa.

Também participaram o coordenador da Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Carlos Eduardo Pereira de Carvalho; os padres Luciano Takorski, da Paróquia Divino Espírito Santo, Edson Friedarichsen, da Igreja São Vicente de Paulo, e Mario José Steffen, da Igreja Santo Estanislau; Silvino Pedro Rabuske, padre reitor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito; o colaborador da arquidiocese de Curitiba Eliseu Rocha; o frei da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Alexandre Magno Cordeiro da Silva; a diretora de programas especiais da FAS, Maria Alice Erthal; e a assistente dos núcleos regionais da FAS, Veranice Hayashida.