Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Bairros na Prefeitura

Greca destaca reforço da Saúde no Bairro Novo em reunião com comunidade

13/06/2018 19:41:00

No próximo mês de julho as Unidades de Saúde que fazem parte do Distrito Sanitário do Bairro Novo terão reforço na equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (13/6), em reunião com lideranças comunitárias da Regional Bairro Novo.

No programa Bairros na Prefeitura, realizado no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, o prefeito recebeu dezenas de representantes do Bairro Novo, Ganchinho e Umbará.

Acompanhado do administrador da Regional, Fernando Werneck Bonfim, do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do vereador Mauro Bobato e da coordenadora do projeto Bairros na Prefeitura, Rafaella Munhoz da Rocha, Greca discutiu as demandas apresentadas por 21 líderes comunitários, em sua maioria relacionadas às áreas da saúde, atendimento social para a recuperação de dependentes químicos, infraestrutura e regularização fundiária.

O prefeito determinou ações para cada um dos pedidos listados e ressaltou que a área da saúde tem como prioridade a atenção às áreas com maior demanda. “Não vamos deixar diminuir o atendimento na área da saúde. O atendimento de médicos de família, hoje feito em unidades localizadas em regiões com maior poder aquisitivo poderá ser deslocado para áreas de maior necessidade”, observou.

Funcionando
Sandra Mara dos Santos, liderança da região do Ganchinho, pediu apoio da Prefeitura às ações das lideranças comunitárias. “Tive muitas decepções com a administração passada. Ficamos quatro anos sem iluminação e, nesta gestão, em menos de 60 dias o problema foi resolvido”, disse.

Greca destacou que a implantação de infraestrutura em loteamentos da região deverá ser prevista no orçamento municipal. “Quero incluir na previsão orçamentária equipamentos sociais no Lotiguaçu. O mesmo vou fazer no Norte da cidade, no Jardim Aliança”, antecipou ele.

Ruas
Roberto Oliveira, liderança do Bairro Novo conhecida como QBoa, listou ruas da região que precisam de pavimentação e também  a necessidade de implantação de tela de proteção ao redor da cancha esportiva próxima da US São João Del Rei.

Segundo o prefeito, juntamente com o trabalho de recuperação do pavimento das ruas por toda a cidade e a implantação de asfalto novo será feito um projeto de pavimentação das ruas de saibro ainda existentes.

“Curitiba tem 4.500 quilômetros de ruas, dos quais 300 quilômetros de saibro. A ideia é pavimentar as ruas de saibro até o fim da gestão. Nossa meta são cem quilômetros por ano”, disse Greca.

Na regional do Bairro Novo, estão e execução 3,2 quilômetros de obras de pavimentação.

Passagem
Glaucimeri Aparecida Miranda pediu uma passarela por sobre um rio para a ligação do conjunto Coqueiros ao Érico Veríssimo. Greca disse que a obra está prevista para setembro e que deverão ser implantadas 17 pontes metálicas em toda a cidade.

Outras demandas
Claudio Antonio, da Escola de Samba Imperatriz Liberdade, também apresentou demandas ao prefeito. Ele que pediu revitalização de praça e troca de lâmpadas. Já o morador conhecido como Baiano relatou a existência de uma ocupação irregular no Bosque Madre Teresa, onde vivem 95 pessoas às margens do arroio Ganchinho.

Adelson Batista, por sua vez, solicitou intervenções de saneamento para a melhoria do Lago Azul.  Cenival Silva pediu pela regularização fundiária da ocupação Recanto Feliz e Angelo de Jesus, para a Moradias Gabardo.  Tahany, moradora da ocupação Possoli, uma área particular ocupada em Área de Proteção Ambiental, também relatou a situação ao prefeito.

Sobre as ações de saneamento ambiental, Rafael Greca disse que a renovação do contrato da Prefeitura com a Sanepar irá possibilitar a execução de um grande projeto de despoluição de rios e preservação de áreas. Os casos de regularização fundiária serão analisados um a um pela Prefeitura dentro da perspectiva legal.

Surto
O acolhimento de pessoas em situação de surto por drogas foi a demanda apresentada por Teresa Regina, liderança do Bairro Novo, e também por outros representantes da comunidade. “Para amenizar esse problema temos a ideia da Casa São Bento, um local de estabilização de pessoas em situação de crise para posterior encaminhamento às comunidades terapêuticas”, explicou Greca.

Além disso, segundo o prefeito, a ação pela prevenção ao uso de drogas e pela eliminação de “cracolândias” passa pela ocupação dos espaços públicos. “Há 42 praças na Regional Bairro Novo. Quero 42 programas de ocupação desses locais”, disse.

Presenças
Guilherme Soares, Airton Aires de Miranda, Francisco Ramos (Chiquinho), Varlei Roberto Bester, João Rodrigues da Luz, Angelo de Jesus Miranda, Claudio Antonio de Oliveira, Maria Aparecida Leopoldina, Tatiane Aparecida Jetka, Carlos Mori, Crecia Albano da Silva e Vanessa Ferreira Gino completaram a lista de lideranças da região que participaram do encontro.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484