Greca avalia projeto que transforma antiga sinagoga em centro policial

14/03/2017 17:33:00

O prefeito Rafael Greca analisou nesta terça-feira (14/03), em reunião no Ippuc, o projeto de instalação do Centro de Operações da Polícia Militar no prédio da antiga Sinagoga Francisco Frischmann, localizado na Rua Cruz Machado, na quadra entre a Rua Ébano Pereira, Alameda Doutor Muricy e a Rua Saldanha Marinho.

O imóvel será locado ao Estado pela Comunidade Israelita do Paraná e a ideia é que a assinatura da cessão do espaço seja feita no dia 29 de março, no Paço Municipal, como parte das comemorações do aniversário de Curitiba.

“A cidade recebe com alegria a notícia da transformação da antiga Sinagoga Francisco Frishmann, que foi dessacralizada, no Centro de Operações da Polícia Militar. Isso é muito bom para ir na contramão da transformação da área histórica e do Centro de Curitiba em uma cracolândia em expansão”, afirmou o prefeito. Acompanharam o prefeito na avaliação do projeto, o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert e o secretário Municipal do Urbanismo, Marcelo Ferraz César.

Para o presidente da Comunidade Israelita do Paraná, Charles London, a instalação de um centro policial no espaço da antiga sinagoga representa um grande ganho para a população de Curitiba. “É importante para a comunidade como um todo, especialmente na região central, que está deteriorada. Isso vai permitir a melhoria do comércio e outras atividades que hoje ficam impossibilitadas devido à insegurança no local.” London disse que a estrutura do prédio histórico será mantida e haverá apenas a adaptação do espaço para o novo uso.

O desembargador Antonio Loyola, que mora próximo à sinagoga e acompanha o projeto de perto, destacou que a iniciativa representa uma grande atitude da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e a comunidade israelita. “As portas se abriram com o prefeito Rafael Greca e tivemos resposta a uma tentativa que fazemos há anos. Por conta da insalubridade do local, mais de dez estabelecimentos fecharam na Cruz Machado, na Saldanha Marinho e na Doutor Muricy em menos de um ano”, disse Loyola.

Responsável pelo projeto, o soldado Ivankio, da Polícia Militar, que é arquiteto por formação, disse que no prédio ficará instalada a 1ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, com pelotões das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) para atender a área central de Curitiba.

Ainda não há prazo definido para o término das obras, mas a estimativa é que o novo endereço do Centro de Operações da PM esteja funcionando no segundo semestre deste ano.