Referência urbana

Greca apresenta Curitiba em evento da Rede Mundial de Design no México

20/04/2018 11:28:00

O prefeito Rafael Greca segue nesta sexta-feira (20/4) em viagem oficial à Cidade do México, onde participará do encontro das Cidades da Rede Mundial de Design. A capital mexicana é Capital Mundial do Design, escolhida pela Organização Mundial do Design (WDO – World Design Organisation) em premiação na qual Curitiba também foi finalista.

No próximo dia 23 de abril, o prefeito fará uma apresentação sobre Curitiba a convite do diretor-geral do Comitê Organizador da Capital Mundial do Design 2018 - Cidade do México e da Semana de Design México, Emilio Cabrero.  Curitiba também faz parte da rede de cidades criativas da Unesco como referência em design, sendo a única do Brasil.

Desde o último
sábado (14/4), Curitiba representa o Brasil com uma mostra das práticas de planejamento e design urbano na 10ª edição da Feira das Culturas Amigas, que acontece até o dia 29 no Zócalo, o coração da capital mexicana.

A montagem da exposição foi feita pelo Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a pedido da Embaixada do Brasil no México.

Primeira das Américas

Cidade do México é a primeira das Américas e a sexta do mundo a ser escolhida Capital Mundial do Design, numa premiação bianual que teve início em 2008, por iniciativa da WDO, instituição canadense anteriormente denominada Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (International Council of Societies of Industrial Design).

A primeira cidade a receber o título foi Turim, em 2008, seguida de Seul (2010), Helsinque (2012), Cidade do Cabo (2014) e Taipei (2016).