Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Prefeitura nas ruas

Greca anuncia uma Rua da Cidadania para a Vila Nossa Senhora da Luz

24/03/2017 16:38:00

O prefeito Rafael Greca esteve nesta sexta-feira (24/03) na Regional CIC para visualizar alguns projetos que serão feitos na região. O principal é a criação de uma Rua da Cidadania na Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, que vai reunir os diversos serviços municipais em um grande centro comunitário. “Vamos integrar os equipamentos urbanos e abrí-los para a comunidade”, disse o prefeito.

O percurso começou na Praça Central e seguiu para a Unidade Saúde, passando também pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Nossa Senhora da Luz, onde o prefeito conversou com Veranice Hayashida, assistente dos núcleos regionais da Fundação de Ação Social (FAS), Cíntia Aumann, supervisora da FAS CIC, e Rosilene Borba, coordenadora do Cras. “A qualidade do serviço do Cras existe graças aos bons funcionários públicos que servem o nosso povo”, disse Greca à equipe de servidores.

O prefeito também passou pelo Farol do Saber Frei Miguel, mais uma unidade que vai integrar o complexo da Rua da Cidadania. “Queremos dar pleno uso aos equipamentos urbanos”, explicou Greca, e completou: “Quero Curitiba para todos os curitibanos.”

Acompanhando a visita, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Reinert, ressaltou que a nova Rua da Cidadania já está em fase de projeto. “A iniciativa possibilita que essas unidades municipais se comuniquem”, concluiu Reinert.

O novo equipamento urbano será uma forma de reunir a população, segundo o administrador da regional CIC, Raphael Keiji Assahida, o que será uma grande conquista para a comunidade. “Queremos que o espaço tenha diversas atividades para todas as faixas etárias, sobretudo no contraturno escolar.”

O prefeito também foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, o secretário Municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, e o inspetor Odgar Nunes Cardoso, diretor da Guarda Municipal, e os vereadores Rogério Campos e Zezinho do Sabará.

Armazém da Família

Na sequência do trajeto, o prefeito visitou o Armazém da Família, que está recebendo nova pintura. Outra novidade nesta área é a ampliação do atendimento dos Armazéns da Família em toda a cidade. Agora, famílias com renda de até cinco salários mínimos podem comprar nos armazéns.

Greca saudou os funcionários e enalteceu as vantagens do Armazém da Família. Um levantamento de 103 itens, feito pela Secretaria Municipal de Abastecimento, apontou que os armazéns têm preços até 30% mais baratos em relação ao comércio normal. “Essa é uma forma de a cidade ser solidária com as famílias mais humildes”, afirmou Greca. 

Clube da Gente

O Clube da Gente do Caiuá concentra atividades esportivas de todos os tipos e tem 1.700 alunos inscritos. Ao conhecer a unidade, o prefeito determinou que fossem realizadas algumas reformas pontuais na estrutura. Greca também falou sobre a possibilidade de utilizar algumas salas ociosas para o programa Linha do Conhecimento.

Uma outra definição foi a de instalar uma estrutura da saúde para poder atender a população local, que frequenta o espaço. “Quero que as secretarias municipais da Saúde e Educação ergam aqui uma estrutura de trabalho”, disse o prefeito, que explicou ainda que está sendo feito um convênio com universidades, que podem fornecer mão de obra para as unidades.

A coordenadora do Clube da Gente do Caiuá, Walkyria Coelho de Miranda, ficou contente com as novidades. “Temos um grande número de idosos que poderão procurar atendimento médico no clube”, celebrou. A visita também foi acompanhada pela chefe do núcleo regional da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na CIC, Alessandra Lopes Pelin Ruy.

Faro policial

O itinerário teve continuidade com a visita ao Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal, localizado ao lado do Parque dos Tropeiros. Greca conheceu as instalações e assistiu a uma demonstração do treinamento dos cães da guarda.

O supervisor do GOC, Antônio Carlos Moreira Flausino, orientou a ação dos cães na busca por drogas, armas e na segurança das pessoas. “É uma grande parceria do homem e dos cães em defesa dos nossos cidadãos”, disse Greca.

O prefeito também determinou o estudo para a construção de um lago dentro da unidade, uma solicitação do GOC. “O lago é importante para o treinamento dos cães em ambiente aquático”, disse Flausino. Atualmente, os cães são levados ao Parque do Passaúna para o treinamento.

O GOC tem 11 cachorros das raças Pastor Belga de Malinois, Labrador, e Rottweiller. Os animais são cuidados e treinados por uma equipe de 19 Guardas Municipais. O GOE dá suporte às polícias Civil e Militar e acompanha as operações na Balada Segura e nos jogos de futebol.

Curitiba inovadora

O circuito foi encerrado com uma vista ao Parque de Software, onde o prefeito foi recebido pelo presidente da Associação das Empresas e Entidades do Parque de Software e diretor da Visionnaire, Sérgio Mainetti Jr. Greca conheceu iniciativas no ramo da tecnologia desenvolvidas no local. “Estamos voltando com a ideia de fazer de Curitiba uma cidade inovadora.”

Greca determinou a criação de um parque atrás do local, onde fica o Ribeirão dos Müller. “O parque vai proteger de enchentes tanto o condomínio Itatiaia, que fica nas cercanias, como o Parque do Software, além de um trecho de mata nativa”, explicou.  

O Parque de Software reúne 18 empresas, mas está em expansão. É o que conta Marilda Packer, coordenadora executiva do Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits), que está construindo um novo prédio no local. “Teremos espaço para mais 500 postos de trabalho, além de auditórios em uma estrutura de quatro mil metros quadrados”, conta.

Tecnologia

O prefeito se mostrou satisfeito com alguns dos projetos que nasceram no Parque de Software e testou alguns equipamentos. O primeiro deles é um visor de realidade virtual, desenvolvido pela empresa BeeNóculos. O chefe de inovação da empresa, José Terrabuio Jr. afirma que as possiblidades para uso na educação são muito variadas. “Podemos transportar, pela realidade virtual, uma aluno do so século 21 ao século 18”, contou.

A empresa Smart Matrix, que há nove anos se desenvolve em um dos espaços do condomínio do Parque do Software, desenvolveu a tecnologia de fotometria para cidades com grande precisão e detalhamento das imagens. Utilizando a captação de imagens com a tecnologia dos drones, veículos aéreos não tripulados, é possível mapear toda Curitiba em apenas cinco dias, com um custo 90% menor que os métodos tradicionais.

Charles Roberto Stempniak, diretor da Smart Matrix afirma que o software é o único e possibilita que uma cidade seja monitorada de várias maneiras, como para procurar focos de dengue, por exemplo. Ao fim, Stempniak, afirmou que a visita de Greca é um marco para a companhia. “Eu precisava encontrar um prefeito com espírito empreendedor, um visionário como eu”, disse.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484