Curitiba S.A

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sonora: Rafael Greca, Beto Richa

A Curitiba S.A, empresa de economia mista responsável pela regularização de áreas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), não é mais devedora do Governo do Estado. O passivo, que tinha a Prefeitura de Curitiba como fiadora, foi encerrado na tarde desta quarta-feira (12/7) com a sanção de uma lei pelo governador Beto Richa. A medida altera a Lei Estadual 16.348, que passa classificar a antiga dívida como uma subvenção de investimentos, o que não gera tributos.

Para o governador, a ação se justifica em razão da contribuição da capital e seu setor industrial para o Estado. “Curitiba deu grandes contribuições ao Paraná com as riquezas que foram proporcionadas pelas indústrias e, principalmente, pela geração de muitos empregos”, declarou.

Com a remissão, acrescentou o prefeito Rafael Greca, o valor que seria empregado no pagamento dos impostos será aplicado em benfeitorias para a população. “Agora a Cidade Industrial é de fato uma realidade econômica geradora de empregos e rendas”, completou.

A dívida original, de R$ 600 milhões, foi remida em 2008, porém os impostos federais decorrentes da operação ainda estavam em discussão. A proposta de alteração da lei é de autoria dos deputados Alexandre Curi e Luiz Cláudio Romanelli, que acompanharam a assinatura da sanção com o presidente da empresa, Bruno Rocha, e o diretor administrativo financeiro, Mateus Maranhão.

Histórico

O acordo começou a ser negociado em 2009, quando o governador Beto Richa era prefeito de Curitiba, e foi baseado em lei estadual que extinguiu a dívida das companhias municipais de desenvolvimento com o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e com os ativos provenientes do processo de saneamento e privatização do Banestado. Tanto o FDE como os ativos remanescentes do Banestado pertencem ao Estado do Paraná.