Sex, 31/10/14
Tempo Hoje
maxima minima

Leões do Vôlei

Giba e Emanuel jogam com alunos de escolas municipais

07/12/2011 17:22:00

O encerramento das atividades de 2011 do projeto Leões do Vôlei teve sabor de vitória. As crianças de dez escolas municipais participantes do projeto disputaram um festival no ginásio do Círculo Militar e conheceram os atletas Emanuel do Rêgo e Gilberto Godoy, o Giba, parceiros da Prefeitura na ação.

"O festival é um momento de confraternização e demonstração do trabalho desenvolvido pelos professores e estudantes", disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. "E com a presença desses dois craques, a emoção é ainda maior".

No festival, as crianças disputam jogo de mini-voleibol, com regras adaptadas de acordo com as características de sua faixa etária. Para não caracterizar competição, as equipes são formadas por estudantes de escolas diferentes.

Novos talentos - O projeto Leões do Vôlei - Voleibol com Educação é uma parceria da Prefeitura com os atletas Emanuel e Giba e as empresas Matte Leão e Sabb Coca-Cola e apoio do Banco do Brasil. O projeto começou em abril de 2008 e foi uma iniciativa do professor de Educação Física Emílio Antonio Trautwein com o objetivo de tornar Curitiba referência nacional na formação esportiva de base.

O projeto vem ampliando sua atuação ano a ano. Na primeira edição, em 2008, quatro escolas estavam envolvidas. Em 2010, foram atendidos 400 estudantes de oito escolas. Neste ano, a iniciativa atinge 700 alunos de dez escolas municipais.

As aulas de vôlei são realizadas duas vezes por semana, sempre no contraturno, com uma hora e meia de duração. As empresas parceiras colaboram com os uniformes e material esportivo.

Para participar do Leões do Vôlei, os candidatos devem estar matriculados, frequentando as aulas, com boas notas e bom comportamento escolar. A idade recomendada para os participantes é de 9 e 14 anos. Os estudantes passam por treinamento adequado para depois ingressarem nos campeonatos municipais, estaduais e nacionais.

Escolas municipais participantes:
Germano Paciornik (Boqueirão)
Maria do Carmo Martins (Cidade Industrial)
CEI Antônio Pietruza (Tatuquara)
Maria Ienkot Zeglin (Tatuquara)
CEI do Expedicionário (Novo Mundo)
Anísio Teixeira (Atuba)
Kó Yamawaki (Bairro Alto)
CEI Issa Nacli (Uberaba)
Vereador João Stival (Botiatuvinha)
Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho (Sítio Cercado)