"Uma empresa só terá sucesso se criar a cultura de ouvir o que seu público alvo, realmente, quer. Ouça o consumidor. Vá diretamente à fonte para saber quais serão as novas transformações, seja um produto ou serviço, que realmente são imprescindíveis”. Este é o grande desafio para quem quer alcançar o sucesso de um negócio inovador na Nova Economia, segundo Gustavo da Costa Leonato, fundador da startup curitibana Lavandapp.
Leonato fez uma palestra para empreendedores de Curitiba, nesta terça-feira (24/4), no Engenho da Inovação. A trajetória da Lavandapp, que oferece uma plataforma on-line que conecta possíveis usuários a pessoas comuns que querem ganhar uma renda extra lavando e passando roupa, mostra como ouvir os consumidores é importante para o sucesso de um empreendimento.
“Idealizamos o negócio, inicialmente, pensando em ter lavanderias como parceiros. Mas como o custo mais baixo seria um grande diferencial, segundo pesquisa com nosso público alvo, percebemos que poderíamos ter mais sucesso se conseguíssemos mobilizar pessoas comuns a ganharem uma renda extra lavando e passando roupa”, salientou Gustavo. Com a estratégia, a Lavandapp consegue oferecer serviços até 68% mais baratos em relação às lavanderias tradicionais.
O fundador da startup curitibana, criada há um ano e com sede no Worktiba Barigui, lembrou que o empreendedorismo inovador tem a ver com a capacidade não apenas de gerenciar o negócio, mas de garantir que ele não permaneça sempre o mesmo. “É graças à inovação, ao conhecimento das tendências do mercado e à atuação em busca da diferenciação em relação ao que já existe que se consegue conquistar consumidores”, frisa ele.
Leonato afirmou também que, para inovar, é preciso identificar o que é tendência e o que tem possibilidade de fazer sucesso. “Somente assim é possível agir com assertividade e ter mais chances de obter os efeitos desejados. Conheça a visão de especialistas, participe de eventos como os oferecidos pelo Vale do Pinhão e saiba o que a concorrência está fazendo”, argumentou.
Ele recomentou ainda que os participantes da palestra mudem a percepção sobre os erros. “As pessoas nunca se sentirão estimuladas a trazer novas ideias se o medo do erro e do fracasso for real. O fato é que nem toda boa ideia se concretiza, e isso não é um problema — já que surge uma possibilidade de aprender com os erros”, afirmou. Segundo ele, é fundamental mudar a forma como os erros são encarados, fazendo com que todo o processo seja encarado de forma natural.
Para o educador musical Galeno da Costa Júnior, 38 anos, as dicas dadas por Gustavo serão importantes para o sucesso de seu futuro resto-bar (mistura de restaurante e bar) que terá inspiração e cardápio indígena. “Sou da área de criação, mas antes de abrir preciso me capacitar para poder tornar o negócio realmente rentável”, observou ele.
A publicitária Simone Machado, 33 anos, resolveu participar da palestra antes de se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). “Quero trabalhar com marketing digital e preciso saber como devo me posicionar em um mercado tão competitivo”, justificou ela.
Programação
A palestra do fundador da Lavandapp sobre os desafios da Nova Economia faz parte da programação de abril, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, para capacitação de empreendedores. Temas como Plano de Negócios e Sei Vender já foram apresentados por especialistas e profissionais.
Nesta quinta-feira (26/04), a programação do mês encerra com a palestra Marketing Digital, das 14h às 17h, no auditório da Rua da Cidadania Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150).
Segundo Letícia Justus, coordenadora do programa Curitiba Empreendedora e responsável pelos Espaços Empreendedor da Prefeitura (de formalização de MEIs), o maior desafio daquele que se torna empreendedor é se manter competitivo no mercado, crescer e gerar renda.
SAIBA MAIS
Vale do Pinhão
Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.
A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.