Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Saúde no prato

Frutas e verduras da Grande Curitiba enriquecem a merenda

19/06/2017 11:45:00

Quinze produtos da agricultura familiar cultivados na Região Metropolitana e no Litoral já foram entregues, nas últimas semanas, às empresas contratadas pela Prefeitura para fornecer merenda nas escolas, creches e entidades filantrópicas.

A casa dia, são fornecidas 285 mil refeições em 500 unidades de ensinos. Sob a inspeção de nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação e das empresas que preparam as refeições são entregues banana, beterraba, batata doce, couve, cenoura, acelga, alface, cebola, geleia de uva, poncã, polpa de pêssego orgânica para suco, iogurte de morango e laranja.

A nutricionista Priscylla Goulart, da Gerência de Alimentação da Secretaria da Educação, acompanhou a entrega de um lote de abóbora menina – legume produzido no inverno e que pode ser refogado, assado ou cozido em sopa. “É para fazer quibebe”, explica. A técnica também trabalha na elaboração dos cardápios da merenda produzida para toda a rede municipal de ensino.

A abóbora é uma pequena parte das 978 toneladas de produtos da agricultura familiar adquiridos na gestão Rafael Greca para 2017 e o início de 2018. Eles estão sendo cultivados, colhidos e processados por agricultores reunidos em 13 cooperativas e associações de produtores, gerando renda certa para a categoria.

Os contratos totalizam R$ 4,1 milhões, o que equivale a 20% do valor correspondente ao repasse do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. A meta é que a atual participação dos alimentos da agricultura familiar na merenda chegue a 30%.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484