Sáb, 28/05/16

Condecoração

Fruet recebe Medalha Cruz de São Jorge da União dos Escoteiros do Brasil

21/04/2013 11:56:00

O prefeito Gustavo Fruet recebeu na manhã deste domingo (21) a Medalha Cruz de São Jorge da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), durante a abertura do XXI Jogos da Fraternidade de Grupos Escoteiros, realizado na sede campestre do Clube Santa Mônica, em Curitiba. O encontro marca a comemoração do Dia do Escoteiro, no dia 23 de abril, data em que também se comemora o dia de São Jorge, padroeiro e protetor símbolo do escotismo no país.

Anualmente a Medalha de São Jorge, condecoração máxima do grupo, é concedida a uma pessoa representativa para o movimento. “Fruet é uma pessoa com o espírito e o ideal do escoteiro tocando a gestão pública”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni, ao lado dos secretários de Meio Ambiente, Renato Eugenio de Lima, e de Esporte Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior. Salamuni lembrou que quando o prefeito atuou como deputado federal, em três mandatos consecutivos (1999 a 2011), foi o responsável pelo apoio à realização de diversos eventos escoteiros, na condição de Secretário Geral da União Parlamentar dos Escoteiros do Brasil.

Fruet ressaltou que o movimento e a gestão municipal comungam de “ideais comuns”. O prefeito fez referência ao lançamento da 1ª edição da Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, durante as comemorações do aniversário de Curitiba. “Quero pedir a vocês que nos ajudem. É um trabalho muito grande que vamos fazer nos próximos anos em relação aos conceitos de sustentabilidade na capital”, afirmou. A Maratona da Sustentabilidade prevê a realização de atividades que se estenderão até novembro e que devem atingir diretamente mais de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino. O principal objetivo é incentivar o conhecimento e a vivência de práticas de educação para a sustentabilidade.

Fraternidade

Neste ano, os jogos reuniram cerca de dois mil participantes, com idades de 7 a 21 anos, entre lobinhos, escoteiros e pioneiros. Além de grupos atuantes em Curitiba, o evento contou com a presença de jovens de outras cidades, como Guarapuava e Marechal Cândido Rondon. Os jogos incluem diversas atividades relacionadas ao meio ambiente e à conscientização e tem como principal interesse a confraternização. Os escoteiros também fizeram a doação de alimentos que serão encaminhados a instituições assistenciais.